BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA

BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA
BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA HÁ 8KM DA CIDADE DE PARNARAMA-MA

terça-feira, 29 de janeiro de 2013


Piauí teve a maior venda de veículos em 2012; confira ranking por estado



O estado do Piauí apresentou o maior crescimento de vendas de veículos em 2012. O local registrou alta de 16,82%, contra os 6,25% do crescimento nacional, revelou um levantamento realizado pela consultoria automotiva Oikonomia.
Além do Piauí, outros estados que se destacaram nas vendas de carros foram o Rio Grande do Norte (16,67%) e Acre (14,07%). O motivo para o crescimento do setor nesses locais foi a redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) dos veículos populares, e de acordo com a pesquisa, a penetração dos carros populares nos três estados é alta, cerca de 28% maior do que a média nacional. Veja qual foi o ranking das vendas no ano passado:

Apesar de o ano passado ter encerrado com recorde absoluto de vendas, os estados do Amazonas, Amapá e Rondônia apresentaram queda nas vendas de -5,85%, -2,41% e -0,69%, respectivamente. O motivo é de que o Amapá e o Amazonas possuem privilégios tributários por serem Zonas Francas, e a redução do IPI gerou pouco impacto para esses estados.

Regiões
A região Centro-Oeste foi a com melhor desempenho de vendas de veículos, com um crescimento de 10,19%. Seguido pelo Nordeste, com 9,65% e Sul, com 8,64%. Já as regiões Sudeste e Norte foram as com menor crescimento, com 3,98% e 2,08%, respectivamente.


   

Fonte: Info Money
cidadeverde.com

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Piauí é o segundo em geração de empregos no Nordeste


acima da média nacional, de 3,43%, e como o segundo do Nordeste a criar mais postos de trabalho. No ano passado, o crescimento foi de 4,32%.

O reaquecimento da construção civil foi o grande destaque. O setor cresceu 9,42%, resultado bem diferente do ano passado, quando apresentou saldo negativo de 1,84%.total, o Piauí apresentou em 2012 um saldo positivo de 10.962 novos postos de trabalho. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado no fim de semana, em Brasília.

Outro destaque no ano passado foi o setor de extrativa mineral, que apresentou um crescimento de 9,34%. Os setores de serviços e agropecuária cresceram 4,58% e 4,52%, respectivamente. O setor de comércio cresceu 4,10%.

No mês de dezembro de 2012, os setores de extrativa mineral, indústria de transformação, serviço industrial de utilidade pública, construção civil, serviços e agropecuária, apresentaram resultados negativos. Só o setor de comércio apresentou crescimento.

Fonte: Ccom
www.portalaz.com.br

sábado, 26 de janeiro de 2013


Representantes da Caixa Econômica visitam obras em Matões

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
Visita às obras em Matões por  representantes da Caixa
Na manhã da última terça-feira (22), a prefeita Suely Pereira (PSB) recebeu em seu gabinete representantes da Caixa Econômica Federal. A comitiva visitou as obras em andamento na cidade que tem o banco como agente financeiro.

Obra da quadra coberta do bairro Lagoa
O grupo, constituído pelo deputado estadual Rubens Pereira Jr, o secretário de Articulação com Órgãos Estaduais e Federais, Rubens Pereira, secretários e vereadores municipais, juntamente com os gerentes da Caixa Econômica Aurilan e Marcelo Basílio, visitou os principais canteiros de obras em curso: as quadras poliesportivas cobertas e a Praça da Juventude. 

Durante a visita, os representantes da Caixa Econômica falaram da parceria da instituição financeira com os municípios, mostrando que o banco vem implementando projetos importantes na área habitacional, bem como a liberação de linhas de créditos para o poder público.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


Aconteceu mais um Assalto a um Mercadinho em Parnarama
foto retirada da internet 
Agora a pouco aconteceu mais um assalto a um mercadinho na rua 03 esquina com a rua 14, B. agrovema, pela segunda ocorreu no Comercial São Francisco. 
O assalto ocorreu a 19:hs, entraram duas  pessoa armados, levaram todo o dinheiro e mais a picape estrada pertencente ao cruz. no momento do assalto ele fizeram todos os clientes de reféns, mais logo após liberaram os reféns e fugiram na estrada cinza  em direção ao interior da taboca. Ao sair da cidade os meliantes abandonaram o carro nas proximidades da chácara do Sarney.
O veiculo já se encontra nas mãos do proprietário.




Zé Pereira de Timon será o maior dos últimos Anos

                                                                 Imagem: Divulgação

                                                          Zé Pereira de 2013 
O Zé Pereira de Timon, que é a maior festa popular da região está chegando e a Prefeitura já está preparando toda a infraestrutura necessária para que a população e os turistas aproveitem o momento com alegria e segurança. A estimativa é de que nos próximos dias 1, 2 e 3 de Fevereiro, mais de 100 mil pessoas passem pelo corredor da folia que está sendo montado na Avenida Piauí, para receber os foliões. Grandes nomes nacionais estarão presentes garantindo a alegria dos foliões, como Claudia Leite, Parangolé, Os Bambaz, Leva Nóis e Blackstyle, entre outras 10 atrações que se revezarão entre os três dias de festa.
Para garantir a comodidade dos foliões, a gestão municipal está disponibilizando um grande estrutura de arquibancadas, que possui a capacidade de comportar até mil pessoas confortavelmente. O evento irá contar também com mais de 200 seguranças, que contarão ainda com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Timon e com o auxílio do Departamento Municipal de Trânsito de Timon, que irá controlar o tráfego na região.

Para auxiliar na segurança, haverá ainda três pontos de apoio ao longo da avenida e cinco torres de observação que ajudará a visualizar qualquer ação suspeita em toda a extensão da avenida. “Tudo isso é feito para garantir a segurança dos foliões e mesmo depois que a festa acabar manteremos os policiais monitorando a área e fiscalizando o setor”, ressaltou o major da Polícia Militar Sipaúba.
Visando evitar transtornos no trânsito, oacesso a Avenida Piauí será feito pelas pontes Metálica e ponte Nova. A ponte da Amizade será interditada na sexta e no sábado a partir das 16 horas, e no domingo a partir das 14 horas. A organização também informa que o tradicional Bloco de Sujos está confirmado para sair no domingo. “Este ano queremos atrair um número maior de turistas, e gerar uma impressão ainda melhor do evento”, finaliza Leylianne Monteiro.
Dentro do corredor da folia haverá mais de 180 barraqueiros que já estão sendo treinados pela Prefeitura de Timon para oferecer produtos de qualidade e com um bom atendimento ao público. Eles irão comercializar alimentos e bebidas, que também já estão de acordo com as regras da Vigilância Sanitária. A presença dos barraqueiros também mostra a força econômica do evento, que gera renda para os pequenos comerciantes locais e movimenta a econômica do município.
Para completar a festa, toda a avenida Piauí, irá receber uma decoração especial com enfeites e iluminação que remetem ao clima festivo do momento. É por toda essa estrutura, cuidado e animação, que o Zé Pereira de Timon chega em sua 13ª edição fazendo parte do calendário nacional
de eventos do Ministério do Turismo.

Postado por: Blog do Lucão

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


Prefeito de Timon divulga nota e acredita que era alvo de emboscada

                                                                                Fotos: Ascom/Prefeitura de Timon

Luciano Leitoa suspendeu agenda e teve segurança reforçada após atentado.

O prefeito de Timon (MA), Luciano Leitoa (PSB), divulgou nota no início da tarde desta quarta-feira (23) para se pronunciar sobre o atentado contra seu carro na noite do dia anterior. O gestor acredita que era alvo de uma emboscada, mas escapou porque não estava no veículo no momento do incidente. 

"A forma como o atentado aconteceu me leva a crer que o alvo da emboscara era eu mesmo", diz o prefeito na nota. Ele acrescenta que confia na polícia do Maranhão para descobrir quem foi responsável pelo crime, que deixou seu motorista ferido. O prefeito ainda afirma que está "desagradando alguns poucos privilegiados", mas não se intimidará. 

Na noite de terça-feira, o carro usado por Luciano Leitoa foi atingido por um tiro na rodovia MA-040, por volta de 20h. O prefeito tinha acabado de se reunir com seu secretariado e aceitou o convite da esposa para jantar na vizinha cidade de Teresina (PI), mas o casal foi no veículo dela. 


O motorista Márcio Kleiton Sousa e o o assessor Jorge André seguiram no carro do gestor para buscar dois empregados da família, que estavam no sítio da zona Rural de Timon onde Luciano Leitoa mora enquanto sua casa passa por reformas. Márcio foi atingido nas costas, mas passa bem. 

Como o carro possui película que dificulta o reconhecimento de quem está no veículo, Luciano Leitoa acredita que os bandidos tenham tentado matá-lo. O prefeito suspendeu a agenda e teve segurança reforçada após o episódio. 

O delegado regional de Timon, Antonio Valente Filho, disse que a ação foi "mal planejada". Ele investiga se houve atentado político, assalto ou tentativa de aplicar um susto no prefeito. 

Matérias relacionadas

Veja a nota completa

NOTA OFICIAL – PREFEITO LUCIANO LEITOA
 
Na última terça-feira (22) fui surpreendido com a notícia de que um atentado ao veículo que utilizo diariamente em minhas locomoções teria sido interditado no cruzamento da BR- 226 com a rodovia MA-040. O veículo foi alvejado e a bala atingiu o motorista que, juntamente com sua família, está recebendo todo nosso apoio. No momento do atentado, eu não estava no interior do veículo, o que aconteceu por volta das 20h, após concluir uma reunião com meu secretariado, como faço diariamente.
 
Após o termino da reunião, aceitei o convite de minha esposa para jantar e fomos no carro dela. Determinei ao meu motorista que fosse ao local onde resido, na zona Rural de Timon, para buscar dois empregados que há muitos anos trabalham com minha família. O carro alvejado possui película de revestimento em todos os vidros, inclusive no dianteiro, impossibilitando o reconhecimento externo das pessoas que se encontram no interior do veículo.
 
A forma como o atentado aconteceu me leva a crer que o alvo da emboscada era eu mesmo. Confio na polícia para elucidar o que de fato ocorreu e identificar os autores do atentado. Sei que a seriedade e austeridade em que estamos tratando os interesses públicos vem desagradando alguns poucos privilegiados, mas não me intimidarei e continuarei trabalhando para fazer o melhor por nossa população tão sofrida. Vamos prosseguir tomando as atitudes e decisões necessárias para moralizar a administração pública.
 
Luciano Leitoa
Prefeito de Timon

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Motorista de Luciano Leitoa passa bem; prefeito pede proteção policial

Por Luís Pablo 

Márcio Kleiton Batista dos Santos, de 34 anos, motorista do prefeito de Timon (MA), Luciano Leitoa (PSB), não corre risco de vida e passa bem.
Marcinho, como é mais conhecido, foi vitima de uma suposta emboscada que seria para o prefeito de Timon. Ele foi atingido com um tiro nas costas e se recupera no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Em sua página de relacionamento, no Facebook, Luciano Leitoa disse que foi pessoalmente no hospital e que o seu motorista deve ter uma boa recuperação.
“Que Deus proteja nosso amigo e companheiro Marcinho. Fui pessoalmente no Hospital e tenho muita fé que ele vai se recuperar bem. Hoje ao ver meus filhos, minha esposa, as pessoas que trabalham conosco, fiquei pensando que eles poderiam estar no carro também. Que Deus proteja a todos!”.
Luciano disse também que “há 18 anos eu faço a viagem para o sítio de meu pai [ex-prefeito Chico Leitoa] e nunca me aconteceu nada”.
O prefeito de Timon solicitou proteção policial e pediu mais reforço nas estradas da Região dos Cocais, principalmente na MA-040, que liga o município de Timon a Matões, onde assaltos ocorrem com freqüência.
Inicialmente, a polícia tem investigado o caso como possível tentativa de roubo de carro, mas não descarta a hipótese de ter sido um atentado contra o prefeito.
A ação criminosa
Por volta das 20h de ontem, dia 22, o motorista e o segurança de Luciano Leitoa no veiculo Golf de cor preta e placa NIL-0216, se dirigiam para o sítio o “BG”, de propriedade de Chico Leitoa, pai do prefeito.
Ao chegarem na MA-040, um veiculo Siena de cor vermelha com dois elementos – ainda não identificados, trancou o Golf e um deles desceu com uma arma e mandou que o carro parasse.
O motorista do prefeito não atendeu e arrancou com o carro. O bandido começou a disparar e atingiu o condutor com um tiro nas costas.
Luciano Leitoa, que iria para o sítio do pai junto com o motorista e o segurança, acabou aceitando o convite da sua esposa, a assistente social Aldeneide Carvalho Lima de Sousa, em jantar no restaurante em Teresina, no Piauí, cidade vizinha de Timon.
Por causa do jantar, o prefeito acabou escapando da ação criminosa dos bandidos.

Prefeito de Timon sofre atentado e escapa por sorte

postado por Luis Pablo

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, sofreu agora há pouco, um atentado na MA-040.
Segundo informações, dois elementos no veiculo Siena de cor vermelha atiraram em direção do carro do prefeito, um Golf de cor preta.
Por azar dos bandidos, no veículo estavam apenas o motorista conhecido como Marcinho e o segurança identificado como Jorge.
Luciano Leitoa espancou do atentado por sorte. Ele estava mais atrás no carro da sua esposa.
O motorista do prefeito foi ferido e está internado em um hospital de Timon.
Neste momento, a polícia fez barreiras nas entradas e saídas dos municípios vizinhos. No local o movimento é de tensão.
O secretário de Segurança, Aluísio Mendes, encaminhou reforço policial e mandou abrir um inquérito para apurar o atentado.
Em instantes mais detalhes…

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


PARNARAMA - MA: Atual prefeito se propõe pagar salários de dezembro de 2012



Em Assembleia Geral Extraordinária realizada no último domingo(18) pelo Sindicato dos Professores e Demais Servidores Públicos Municipais de Parnarama – SINPROSEMP, o atual Prefeito de Parnarama, Dr. David Carvalho (PSB) se comprometeu diante de quase 200 servidores a pagar os salários do mês de dezembro de 2012 que o ex-Prefeito, Raimundo Silveira (PMN) deixou o mandato sem pagar. A Assembleia Geral do SINPROSEMP foi convocada com o propósito de esclarecer aos servidores municipais o resultado das reuniões realizadas entre Sindicato, Administração Municipal e Ministério Público. O Presidente do sindicato Professor Paulo Rodrigues enfatizou o interesse constante da entidade em obter resultados positivos.
Convidada para a Assembleia e esclarecer melhor os fatos, a Administração Municipal veio representada pelo prefeito Dr. David; Secretária de Fazenda Josvalda e o Procurador do município, Dr. Ronaldo Moura; o Presidente da Câmara de Vereadores, Professor João Paulo além de outros secretários.
Alternadamente, Prefeito, Secretária de Fazenda e Procurador Público informaram um retrato catastrófico da situação que o ex-prefeito deixou o município de Parnarama. Além do não pagamento do mês de dezembro de 2012 da maioria dos servidores da Saúde, Educação, Assistência Social, que pode alcançar a ordem de quase R$ 1 milhão, foi também detectado pela atual gestão rombo na Previdência Própria – FUNPREV em torno de R$ 1,6 milhões e débitos na CEMAR que beiram os R$ 500 mil. 
Segundo informou o Procurador Público, Dr. Ronaldo, até os descontos do Plano de Saúde vinculado ao SINPROSEMP, o próprio desconto dos afiliados ao sindicato e os consignados de empréstimos pelos servidores não se sabe pra onde foram. Dr. Ronaldo também relatou sobre a existência do empenho de uma folha de pagamento da saúde com valor insuficiente ao valor real da folha. Sobre pagamento da educação não há empenho deixado pelo ex-prefeito e ressalta a dificuldade de identificar os servidores que já receberam seus pagamento de dezembro dos que ainda não tiveram essa felicidade
A certeza que se tem no momento, seja atual gestão, seja o sindicato, seja os servidores é de que se vive momentos de sérias dificuldades. De diferentes amplitudes, mas com o mesmo poder desagradável e constrangedor para todos.

Os Municípios maranhenses receberam R$ 5.567.546.073,86 da União. Também receberam dinheiro do Estado, de programas específicos, além de terem arrecadado com os tributos municipais, mas não conseguimos consolidar estes valores para divulgar neste espaço.

Confira abaixo quanto cada Município recebeu da União no ano de 2012:

São Luís 513.222.316,75
Açailândia 72.675.282,81
Bacabal 49.287.006,82
Barra do Corda 62.390.863,06
Bernardo do Mearim 7.028.013,72
Buriti Bravo 20.436.628,55
Caxias 126.154.358,97
Codó 81.762.936,59
Coelho Neto 42.297.261,36
Colinas 28.663.294,04
Gonçalves Dias 16.998.521,21
Governador Archer 11.060.833,72
Governador Edison Lobão 15.703.951,57
Governador Eugênio Barros 16.533.725,08
Imperatriz 147.191.589,05
Matões 32.701.636,21
Matões do Norte 20.538.608,64
Parnarama 31.545.103,38
Passagem Franca 18.016.108,99
Timon 128.518.802,88

Fonte: Blog do Zé Doca

Com informações  sinprosemp
Postado por PARNARAMA-MA "Noticias de todo Estado 


Lula está fora das eleições de 2014 e de 2018, diz ex-ministro


Paulo Vannuchi, também diretor do Instituto Lula, afirma que atuação do ex-presidente será focada na manutenção de alianças políticas

O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos e diretor do Instituto Lula, Paulo Vannuchi, negou nesta segunda-feira, 21, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha a intenção de se candidatar à sucessão presidencial nas eleições gerais de 2014. "Na disputa federal, ele (Lula) vai gastar toda a energia para a manutenção da aliança entre PT, PMDB e PSB", disse o ex-ministro, avaliando que a aliança teria sofrido arranhões pelas tensões provocadas pelo processo municipal de outubro do ano passado.
Veja também:

Sobre o pleito de 2018, o ex-ministro também descartou a possibilidade de Lula vir a disputar o pleito. E disse que ouviu de Lula que ele não pretende disputar a última eleição da década e que não se opõe a uma candidatura de aliados do PT. Na avaliação do ex-ministro, Lula poderia ser o candidato só em caso de uma "crise institucional", o que no seu entender está fora de cogitação.
O diretor-presidente do Instituto, Paulo Okamotto, também descartou a participação de Lula na sucessão presidencial. "A nossa candidata em 2014 chama-se Dilma Rousseff. Vamos trabalhar pela sua eleição, para que a gente continue neste governo extraordinário que, apesar das dificuldades, pode fazer muita coisa pelo Brasil", disse.
O ex-ministro refutou ainda que haja uma crise entre Lula e a presidente Dilma Rousseff, afirmando que ela será a candidata em 2014. "Eu nunca vi um nível de entrosamento como o desses dois (Lula e Dilma)", afirmou Vannuchi, que participou nesta segunda de encontro com intelectuais da América Latina, promovido pelo Instituto Lula, em São Paulo.
Ao falar de política, Vannuchi aproveitou para alfinetar o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), afirmando que ele "não é candidato para valer" em 2014. "Ele é (candidato) em 2018. A construção (da candidatura) agora é disputar para perder."
Vannuchi revelou que o ex-presidente proibiu que seus assessores próximos falassem sobre a candidatura dele ao governo do Estado de São Paulo. Sobre a entrevista do marqueteiro João Santana, que levantou essa possibilidade, Vannuchi falou que já teve uma conversa com o publicitário e que o marqueteiro deixou claro a importância do peso político de Lula em uma sucessão estadual.
O ex-ministro declarou que Lula iniciará uma série de viagens pelo País, mas, assim como outros assessores do ex-presidente, negou que elas sejam uma reedição da caravana da cidadania. A intenção, segundo Vannuchi, é de se reunir com segmentos e grupos sociais, como trabalhadores rurais, para discutir questões mais pontuais.
postado por:/www.estadao.com.br

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Oposição tem novo líder, mas bloco não vai perder partidos

No início de fevereiro, com o retorno das atividades parlamentares, a Assembleia Legislativa do Maranhão passará por algumas alterações. Mudanças na Mesa Diretora e novas – e ainda desconhecidas – composições nas comissões técnicas. Rubens Pereira Júnior (PCdoB) será o novo líder da oposição, substituindo Marcelo Tavares (PSB), que assumirá a 3ª vice-presidência da casa. 

“A perspectiva é que eu assuma com o retorno das atividades”, afirmou Rubens Júnior, que apesar de estar confiante na possibilidade, acredita que na políticas as mudanças são inesperadas. Ele tem a intenção de conduzir a oposição, monitorando, constantemente, as ações governistas. “Pretendo dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido por Marcelo Tavares. Exercer a função de oposição sem ser radical, fiscalizando o Estado e dando contrapartidas, mostrando como nosso grupo agiria nas situações enfrentadas pelo governo”, assegurou o comunista. 

Rubens adiantou que Eliziane Gama, deputada pelo PPS, será a vice líder da oposição. Descartando as especulações de que Eliziane estivesse tentando levar o partido para o bloco PSDB-PDT.

Bloco da oposição
Rubens garante que não haverá mudança no Bloco Parlamentar de Oposição (BPO). Atualmente formado pelos deputados do PCdoB, PPS e PSB. “O bloco continuará o mesmo”, afirma Pereira Júnior. 

O deputado, que hoje integra Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, conta que ainda não sabe para qual irá após o recesso. As alterações nos grupos de trabalho ocorrem porque, quem integra a mesa, não pode participar de comissões. 

As formações dos blocos interfere diretamente na composição das comissões, já que as vagas são preenchidas proporcionalmente a quantidade de deputados que tem no bloco. É o líder do bloco que indica qual deputado participará de cada comissão, de acordo com o perfil do parlamentar.

postado por: www.oimparcial.com.br
Raposa voadora: o incrível morcego gigante!



O nome científico é Pteropus vampyrus  e se você não é um amante de morcegos, provavelmente vai se assustar muito com as raposas voadoras: os maiores morcegos do mundo. Pertencentes à subordem Megachiroptera e a família Pteropodidae, esses morcegos que vivem nos trópicos e subtrópicos da Ásia, Austrália, Indonésia e Ilhas do Oeste da África podem ter uma envergadura de asa de 1,5 metros fazendo com que sejam tão bonitos quanto assustadores.
O apelido de raposa voadora não é à toa, pois a cara do bicho é muito parecida com a de uma raposa. Esses animais apesar do tamanho, são muito sociais e dóceis, vivem em grupos que podem conter até 2 mil indivíduos. Durante o dia se agrupam nas árvores de florestas de manguezais e coqueirais e como são noturnos saem perto do anoitecer em pequenos bandos silenciosos, que não vocalizam. Quando retornam na manhã são sempre muito barulhentos, provavelmente por causa da disputa de espaço para descanso, pois como já foi dito, os bandos geralmente são bem volumosos.
Para conseguir comida podem voar até 50 km em uma só noite. E por falar em comida, se você está assustado com o tamanho das raposas voadoras, pode ficar bem tranquilo, pois esses bichos são totalmente frutívoros, se alimentam principalmente de frutos, podendo na falta desses comer flores e néctar. São grandes fãs de bananas e mangas. Quanto a reprodução, a fêmea pode dar a luz a um único filhote, que, no primeiros dias é carregado pela mãe para onde vai e depois de maiorzinho, são deixados no abrigo durante o dia. Filhotes são amamentados por pelo menos três meses. Que fofo!
A notícia triste é que por causa da degradação do habitat, principalmente dos manguezais, estes animais lindos estão desaparecendo aos poucos. Existe também a caça das raposas voadoras que servem como alimento para alguns povos. Pois é, tem gente que tem coragem de comer esses morcegos. Em algumas regiões os agricultores têm as raposas como verdadeiras pragas comedoras das frutas dos pomares e não são muito simpáticos com elas. É uma pena, pois para mim são animais incríveis!






postado por: diariodebiologia.com

terça-feira, 15 de janeiro de 2013


Chesf/PI abre comporta de Boa Esperança e sobe nível do rio


A Chesf comunicou nesta terça-feira todos os prefeitos sobre a abertura das comportas.
O gerente Regional da Chesf no Piauí, Airton Feitosa, confirmou há pouco que as comportas da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, foram abertas por questão de segurança, às 12 h desta terça-feira.
Segundo ele, com as chuvas aumentou o volume de água no reservatório o que obrigou a abertura das comportas. 

A Chesf comunicou todos os municípios que a água dos rios poderão sofrer alterações. “A água deverá chegar em Teresina em 72h e não teve sofrer grandes alterações”, disse Airton Feitosa.

Veja o boletim da Chesf

- Foi registrada às 06:00 Hs de hoje, dia 15/01/2013, no Reservatório da Usina Boa Esperança a Cota 302,11 equivalente ao Volume de 64,53%.

- As previsões meteorológicas indicam a ocorrência de chuvas para os próximos sete dias em toda a Bacia do Rio Parnaíba.

- Que a previsão de afluência do Reservatório da Usina Boa Esperança indica valores da ordem de 1.200 m3/s, para os próximos dias.
  
Ademais, diante do contexto apresentado acima, registramos, então, que às 12:00 hs de hoje a Vazão Defluente do já citado Reservatório foi elevada para o patamar de 800 m3/s. 

Portanto, por oportuno, destacamos que a operação do Reservatório da Usina Boa Esperança está em permanente avaliação e qualquer necessidade de alteração na programação acima esta será devidamente informada. 

   
Engº Aírton Freitas Feitosa
Gerente Regional de Operação Oeste 
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco 

Atualizada às 13h04 (hora local)

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o gerente regional da Chesf, Airton Feitosa, explicou que choveu, de ontem para hoje, em toda a bacia do Parnaíba. Em Floriano, foi registrada chuva de 107,4 milímetros. 

Segundo ele, choveu em, 15 pontos. "Foram 136 milímetros dentro do reservatório na cidade de Benedito Leite. Nossa vazão está em 64,8%", disse.

A Chesf monitora também as chuvas na bacia do rio Poti. Airton afirma que tem ocorrido precipitações na cabeçeira do rio, no Ceará. Porém, são chuvas de pouca intensidade. "São sete açudes represados no Ceará e nenhum deles sangrou ainda", comentou.

A água da barragem de Boa Esperança elevará o nível do rio Parnaíba. Porém, não chega a um nível preocupante. 

Em Teresina, o Parnaíba tem 421 metros cúbicos de vazão e pode alcançar até 3 mil metros cúbicos, sem ameaçar a segurança. "Estamos com 2,93 metros de altura do rio no momento", disse.

Flash Yala Sena
cidadeverde.com
Postado por PARNARAMA-MA "Noticias de todo Estado