BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA

BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA
BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA HÁ 8KM DA CIDADE DE PARNARAMA-MA

terça-feira, 30 de junho de 2015

Festival de Verão 2015  EM SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO 

"FESTSOL - 2015"


PROGRAMAÇÃO DOS SHOW

              05/07 - Domingo        * Ricardinho dos Teclados 
                                  * Nelinho Lemos 

12/07 - Domingo        *  Banda Classe A
                                                       * Filhos do Raimundo Soldado

19/07 - Domingo         * Flávio Maranhão
                                               * Jonhy Fred - Só Sakana

26/07 - Domingo       * Garoto do Forró
                             * Banda Pilera

02/08 - Domingo        * Pedro & Joilson
                                        * Meninos de Barão 
 


As barracas  estão prontas para o Festival de Verão 2015 na praia, hoje 28/06, algumas barracas já estão funcionando. 












FONTE:  http://prof-romulo.blogspot.com.br/
Postado por 

segunda-feira, 22 de junho de 2015

População de Matões ganha mais um ginásio poliesportivo

Cristiana França - Foi com muita alegria que a juventude de Matões recebeu mais um espaço para a prática de esporte na cidade, o Ginásio Raimundo Neto Castro. Com esse, é o 4º ginásio coberto construído na gestão da prefeita Suely Pereira (PSB).
No ato de inauguração na manhã deste domingo (21) acompanharam secretários e vereadores de Matões, com um bom público que foi conhecer o novo ginásio, atletas também participaram da cerimônia de inauguração.

Para a prefeita Suely Pereira, é um sentimento de dever cumprido “Eu tenho enorme alegria de poder entregar uma obra como esse ginásio ao povo matoense, na nossa administração temos como meta, cuidar das pessoas em todas as áreas, principalmente na valorização a cidadania”,  afirmou a prefeita.

Depois da entrega do novo ginásio, aconteceu uma competição entre equipes vindas de todas as regiões do município, com uma premiação de mais de 1.500 reais aos vencedores.

Prefeitura de Matões desafia CQC e inaugura mais quatro novas escolas

matoes8
Por Cristina França/Blog/Título original: Prefeitura de Matões inaugura mais quatro novas escolas



 Neste sábado (20), a Prefeitura de Matões entregou às comunidades dos povoados de Carreira D’agua, Vargem, Assuviante e Rabo da Mambira mais quatro novas escolas, atendendo aos desejos dos moradores e cumprindo mais um dos compromissos firmados pela prefeitura junto aquelas comunidades: escolas dentro do padrão do Fundo Nacional do Desenvolvimento Educacional (FNDE). “É uma alegria enorme poder entregar novas unidades educacionais em nossa cidade, garantir uma educação de qualidade é responsabilidade do nosso governo e, até o último dia, vamos manter essa meta”, afirmou a prefeita, Suely Pereira.
Povoado Carreira D’agua
Foi inaugurada a Unidade Escolar Maria Vidal, que atenderá cerca de 30 alunos da comunidade, e também oferecerá os cursos de educação aos jovens e adultos. A escola homenageia uma antiga moradora do povoado; na oportunidade, os filhos da Dona Maria Vidal se emocionaram homenagem.
Povoado Vargem
No povoado Vargem, a prefeita Suely Pereira inaugurou a escola Raimundo Teresa, atenderá cerca de 12 alunos da educação infantil. A construção da escola foi uma resposta às duras críticas que a prefeitura de Matões recebeu em rede nacional. A prefeitura de Matões trata com seriedade a educação da população, acabando de uma vez com todas as escolas de taipa no município.
matoes10Acreditando que o primeiro passo para o desenvolvimento do município é através da educação, a prefeita de Matões, Suely Pereira (PSB), tem priorizado obras e ações nesse setor do seu governo. Durante toda sua gestão, a cidade deu um salto enorme na estrutura educacional, com construção e reforma de mais de 100 salas de aulas, construções de escolas que se tornaram referência na região do leste maranhense e a valorização do profissional do sistema de educação.
Povoado Assuviante
O povoado ganhou uma escola nova, construída com recursos municipal e federal. As crianças que antes se deslocavam para o povoado Marajá, agora estudam próximo da sua casa. A comunidade recebe com muita alegria mais uma obra do governo progressista da prefeita Suely Pereira.
matoes6
Rabo do Mambira
Mesmo com apenas 20% de recursos do FNDE, a prefeitura de Matões construiu uma escola completa no povoado Rabo do Mambira.  A escola Alcebíades Medeiros vai receber alunos do povoado Km 97 e Rabo do Mambira, além de também poder receber alunos moradores do município de Caxias, que faz fronteira ao município de Matões.
matoes7Povoado Quilombo
No povoado Quilombo, a prefeitura de Matões deu início as obras da construção de um ginásio poliesportivo, campo de futebol e a reforma e ampliação da unidade escolar do povoado.
Crise
É absolutamente anormal em meio a uma crise econômica no país e redução dos repasses do governo federal aos governos municipais, uma prefeitura no Maranhão inaugurar, em um único dia, quatro novas escolas, mobiliadas e em funcionamento para uma cidade. A prefeita Suely Pereira não vem medindo esforços para o desenvolvimento municipal.
Para o vereador Nando (PCdoB) a, evolução da educação é evidente. “Hoje podemos ter esperança de jovens capacitados para serem bons profissionais amanhã. Como vereador fico muito feliz em ver minha cidade superando obstáculos e promovendo desenvolvimento através da educação”, afirmou o jovem vereador, que cresceu em meio ao sistema de educação de Matões.

domingo, 21 de junho de 2015

Governo Flávio Dino é aprovado por 74,4% da população



O governo Flávio Dino chega ao final do quinto mês mantendo altos índices de aprovação. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto DataM, a gestão é aprovada por 74,4% da população maranhense. Foram ouvidas 3.000 pessoas em 33 municípios de todas as regiões do Estado, entre os dias 8 e 15 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Instituto DataM, que confirma a alta popularidade do governador Flávio Dino atestada em outras pesquisas já realizadas pelo Instituto Exata.
Em relação ao último levantamento feito pelo Instituto Exata, em abril deste ano, a aprovação do governo Flávio Dino variou positivamente de 72% para 74%. Os índices de não aprovação praticamente se mantiveram nos mesmos patamares de 23%. O saldo da diferença entre os que acham ótimo/bom e ruim/péssimo manteve-se praticamente inalterado, variando de 27 para 26 pontos.
A diferença entre aprovação-desaprovação permaneceu em 51 pontos percentuais. “Os dados mostram que há uma aprovação muito estável do governo Flávio Dino”, aponta o relatório analítico do Instituto. O relatório destaca que a aprovação se dá em todas as regiões pesquisadas, sendo mais elevada no sul do estado, em que chega a 82%.
O relatório da pesquisa destaca que os patamares de aprovação de Flávio Dino são em média 10% superiores aos votos obtidos em outubro do ano passado e os índices de reprovação bem inferiores ao somatório do que foi alcançado pelos demais candidatos. “Considerando que o governo ainda não realizou nenhuma campanha publicitária e sofre forte oposição de um aparato midiático poderoso, o índice de aprovação, passados cinco meses, mostra que a população tem muita confiança na figura do governador Flávio Dino”, salienta.

Posted on  by Leandro Miranda

One Response to Governo Flávio Dino é aprovado por 74,4% da população

  1. Fora Corruptos says:
    Se agora já está assim em 74%, imaginem c/ o desenvolvimento do mais asfalto, estradas, mais IDH, agua p/ todos…e tantos outros programas!!!

terça-feira, 16 de junho de 2015

Suzano coloca Brigada de Incêndio a disposição de Matões e Parnarama.

Por Mairan Odecam/Blog
foto meramente ilustrativa da Web
A Suzano empresa de Celulose e Papel, instalada nas cidades de Matões e Parnarama localizados no Leste do Maranhão, está implantando uma iniciativa de combate aos incêndios que são frequentes na região no período de seca, que ocorrem entre os meses de setembro e dezembro.
A Suzano, está colocando à disposição da sociedade da região um caminhão pipa e uma brigada de bombeiros composta por 10 homens. O Projeto recebe o nome de “Floresta Viva” e pode ser acionada pela comunidade pelo telefone 0800 771 1418, nesse número gratuito a comunidade pode acionar essa brigada de bombeiros para realizar o combate a incêndios em toda a região.
A empresa sentiu a necessidade desse serviço, pelo grande número de incêndios identificados na região e em suas fazendas localizados nas cidades de Matões e Parnarama; com essa iniciativa a empresa busca uma solução para diminuir os números dessas queimadas na região.
Junto a Suzano está a ONG AMA da cidade de Matões, recém formada por pessoas da cidade para buscar junto às autoridades locais, medidas de combater incêndios e preservar as nascentes naturais encontradas na região, medida essa que teve como motivação diminuição extinção das nascentes dos lagos, lagoas e riachos localizados nas duas cidades.
BRIGADA DE INCÊNDIO
FONE GRATUITO: 0800 771 1418 Ajude a preservar nossas matas e nossa fauna.
CONFIRA ABAIXO O FOLHETO EXPLICATIVO DA SUZANO SOBRE QUEIMADAS

Os cenários políticos em Matões, Parnarama e Caxias

Por Elias Lacerda/Blog

O blog do Elias Lacerda resolveu fazer um pequeno resumo do panorama político nas cidades de Matões, Parnarama e Caxias. Tomamos esta decisão depois de sermos cobrados por nossos leitores dessas três cidades que habitualmente tem nesta página uma fonte de informação.Vejam abaixo:


Matões
Com índices de aprovação que a coloca entre os gestores com melhor conforto entre a população, a prefeita Suely Pereira( na foto ao lado do marido Rubens Pereira) vai bem administrativamente, mesmo tendo sofrido recentemente uma Ação de Improbidade Administrativa movida pela promotoria da cidade, situação que nos tempos atuais se tornou muito comum e inevitável a qualquer gestor. 

Dias atrás em visita a cidade o governador Flávio Dino anunciou investimentos de 10 milhões para a construção de uma escola técnica, o Instituto Estadual da Educação –IEMA que inclui salas climatizadas, laboratórios, biblioteca, refeitório e ginásio esportivo coberto.

O governador também anunciou a ampliação para o município do programa Mais Asfalto que beneficiará a cidade com 14 KM. Somados aos investimentos da própria prefeitura neste setor, é muito pouco provável que a cidade deixe sem cobertura asfáltica qualquer pedra de calçamento de ruas calçadas.

Mas se vai bem na parte administrativa, os figurões políticos que dominam a cena administrativa da cidade numa aliança que os no poder mantém por sucessivos mandatos, podem encontrar dificuldades em manter-se unidos politicamente. Mesmo com um acordo previamente estabelecido entre os Pereira e Coutinho feito para eleger em 2016 o atual vice-prefeito Ferdinando Coutinho, tem gente apostando que esse objetivo não será concretizado. 

Para alguns membros da oposição que conhecem muito bem o ex-deputado Rubens Pereira é ideia comum que esse acordo não vingará. Nos bastidores fala-se que o interesse do ex-deputado seria pelo nome do advogado Assis Filho, ex-procurador geral da prefeitura de Timon no governo Socorro Waquim. 

Fora esse empecilho, ainda tem um outro nome: O do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal daquela cidade, Gilbertinho Tenório. Herdeiro político dos alagoanos, Gilbertinho, suavemente, tem manifestado seu interesse em ser candidato a prefeito. A senha para tal, segundo analistas, foi a recente farta distribuição de calendários com seu nome com vistas a 2016. 

Por outro lado, os Coutinho se previnem. Embora com grande rejeição junto a população matoense, eles tem observado todas as movimentações com muita atenção. O irmão do pretenso candidato a prefeito Ferdinando, o todo poderoso deputado estadual Humberto Coutinho, presidente da assembléia, vem se aproximando do deputado timonense Alexandre Almeida. Pretende com isso chegar próximo as oposições de Matões, onde Alexandre tem bom trânsito, o que pode garantir ao irmão apoio para 2016. 

Embora pareça para muitos que Matões é a cidade com menos nuvens políticas se movimentando, é lá onde pairam mais incertezas...

Parnarama
Com população estimada em 34 mil habitantes, a simpática cidade de Parnarama vive um de seus piores momentos nos últimos dez anos. Com economia encolhida e pouco movimento no comércio local, já faz algum tempo que o município deixou de ser importante na região, perdendo espaço para a vizinha Matões. Uma sucessão de governos municipais mal sucedidos nos últimos mandatos contribuíram muito para isso. 

O atual prefeito, o médico boa gente Davi Carvalho(foto) não tem conseguido sucesso na tentativa de reverter esta situação. No meio popular há reclamações de ausência do gestor no município, embora todos o considere um homem sensível aos problemas que enfrenta Parnarama. 

Por conta da falta de reposta a vários problemas, tem gente apostando que Davi Carvalho terá poucas chances de reeleição. Neste quadro atual tem ganho força o nome do vereador mais bem votado da cidade nas últimas eleições, Ricardo Barbosa, que atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Articulação Regional de Timon.

Claro que o sucesso desta tese somente se tornará uma realidade caso o próprio Davi Carvalho decida por apoiá-la, o que na opinião de muitos é pouco provável.


Caxias










Cidade com importância hegemônica na região Leste Maranhense, Caxias segue governada pelo prefeito Leonardo Coutinho(na foto acima à esquerda ao lado do tio Humberto Coutinho) amargando reprovação por parte da população. Procurador no Piauí, homem preparado e sem máculas, o jovem prefeito da vizinha cidade vem sentindo nos ombros o quão difícil é a missão política que lhe submeteu seu tio Humberto Coutinho com o aval dos eleitores caxienses.Sua gestão continua sem grande apoio popular, mas seu principal adversário, Paulo Marinho Jr, empurrado pelo pai, o ex-prefeito Paulo Marinho, parece andar pisando no freio quando o assunto é disposição para fazer política. Talvez sua postura seja reflexo das duas últimas derrotas que levou prefeito e deputado federal.

O fato novo no cenário caxiense é o crescimento do nome do vereador e suplente de deputado estadual, Fábio Gentil( foto acima à direita). Com o crédito de ter conseguido 30.560 votos nas últimas eleições sendo 13 mil só em Caxias e sem apoio de nenhum figurão da política estadual, ele tem ocupado espaços na política local caxiense em virtude da fraca mobilidade de Paulo Marinho Júnior. Enquanto o herdeiro político do ex-prefeito Paulo Marinho pouco tem contato com bases populares, Fábio Gentil tem se embrenhado em meio a sindicato e organizações sociais com objetivo de ver seu nome crescer contra os Coutinho.O movimento mototaxista é um desses setores onde Gentil tem atuado.

Mas não se enganem, caros leitores, pois mesmo com essas movimentações, acredita-se que ainda seja para as oposições missão das mais difíceis apear do poder a família Coutinho, pois o deputado Humberto Coutinho além de possuir uma estrutura financeira das maiores na política maranhense, conta também agora com o apoio incondicional do governador Flávio Dino.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Pesquisadores brasileiros investem em tinta orgânica que produz energia solar



O Brasil é um país com enorme potencial para a produção de energia solar. De olho nisso, o instituo de pesquisa CSEM tem investido em uma opção que deve baratear e popularizar este tipo de produção alternativa: células solares orgânicas (OPV).
O material criado no Brasil segue modelos já usados no Japão e na Europa. Seu principal diferencial é a praticidade com que pode ser fabricado e a diversidade de usos possíveis. As células solares são impressas em uma tira de plástico, usando uma tinta orgânica com capacidade fotovoltaica.
O captdor é fino e flexível, por isso, ele pode ser aplicado nos mais diferentes tipos de superfície. De acordo com a CSEM, as fitas de plástico podem ser instaladas em fachadas de prédios, janelas e qualquer outro tipo de superfície transparente. A energia produzida também pode ser usada para abastecer equipamentos eletrônicos, sistemas de iluminação, purificação de água, ventilação, entre outras coisas.
Foto: Divulgação

O potencial da OPV é extenso e os pesquisadores brasileiros preveem um mercado promissor. Anunciado em 2006, o projeto contou com R$ 70 milhões em investimentos. Agora ele está cada vez mais próximo de chegar ao mercado.
O CSEM é uma instituição sem fins lucrativos, assim sendo, o centro de pesquisas acabou de criar a sua primeira empresa, a Sunew, com o objetivo principal de produzir as tiras fotovoltaicas em larga escala e popularizar a tecnologia no mercado interno e internacional.
Em entrevista à revista Época Negócios, o presidente da CSEM, Tiago Maranhão, explicou que a produção é muito barata, se comparado às placas de silício. Ele também garante que o Brasil domina o processo de produção e, com o auxílio de uma impressora especial, a Sunew deve ser capaz de produzir 400 mil metros quadrados de OPV ao ano, sendo a maior fabricante do modelo no mundo.
Em comparação às placas tradicionais, o modelo orgânico proporciona benefícios econômicos e ambientais, já que o processo de fabricação da OPV consome 20 vezes menos energia do que os painéis de silício.
Redação CicloVivo

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Empresario anuncia investimento com parque aquático em Palmeirais

































FONTE:   http://www.palmeirais.com/