BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA

BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA
BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA HÁ 8KM DA CIDADE DE PARNARAMA-MA

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

MOTOQUEIROS VINDOS DE VÁRIOS ESTADOS, PARA O PRIMEIRO MATÕES MOTO FEST.


A cidade de Matões recebeu centenas de motoqueiros vindos de vários estados, para o primeiro Matões Moto Fest.


Centenas de motoqueiros e suas máquinas superpotentes invadiram a cidade de Matões neste último fim de semana. Pilotos vindos de vários estados do Brasil estiveram presentes no primeiro Matões Moto Fest, idealizado pelo Anderson funcionário do Banco do Brasil de Matões.
A população ficou encantada com o tamanho e a potência de algumas motos presentes no evento, a festa levou para a praça de Matões muitas famílias, que aproveitaram para tirar fotos e guardar de alguma forma esse momento na lembrança. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Matões. A prefeita Suely Pereira esteve presente ao evento juntamente com seu esposo Rubens Pereira e anunciou internet gratuita na praça a partir daquele momento. O que serviu para promover o evento ainda mais rápido nas redes sociais.
O organizador premiou os participantes e os apoiadores da festa e declarou ainda que o evento superou todas suas expectativas, agradeceu a todos e aproveitou para convidar a população para a segunda edição prevista para o ano de 2016.
FONTEhttp://www.maranhaoempauta.com/
Da Redação/Mairan Macedo/Maranhão em Pauta

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Chineses querem importar do Brasil 

até 1 milhão de jumentos por ano, diz 

ministra

Estadão Conteúdo
hqdefault.jpg
 
Durante missão na China, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, recebeu uma demanda inusitada de um empresário. O investidor disse ter interesse em importar 1 milhão de jumentos por ano. A história foi relatada pela própria ministra, pelo microblog Twitter. "No seminário dos empresários chamou a atenção um investidor com um interesse que nos pareceu piada, mas não era. Ele quer importar jumentos para a China", relatou Kátia Abreu. "Inacreditável, mas sua demanda é de 1 milhão de jumentos ano. Morro e não vejo tudo", disse a ministra.
A mensagem da ministra gerou comentários bem humorados na rede social. Outra demanda diferente das demais foi a de uma empresa de fármacos, que quer 10 mil toneladas de casca de tangerina por ano para produzir óleos e essências. A ministra fica até o fim desta semana na China.
FONTE: http://www.istoe.com.br/

terça-feira, 17 de novembro de 2015

PF prende 13 em operação contra desvios na Saúde no Maranhão


Investigações da Polícia Federal foram iniciadas em 2010 (Foto: Divulgação / Polícia Federal)

Investigações da Polícia Federal foram iniciadas em 2010 (Foto: Divulgação / Polícia Federal)


Foram cumpridos ainda 60 mandados de busca e 27 de condução coercitiva.
Investigações sobre ‘terceirização’ tiveram início em 2010.

Do G1 MA

Polícia Federal realizou nessa segunda (16) e terça-feira (17) em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF) uma operação para reprimir o desvio de recursos públicos federais do Fundo Nacional de Saúde (FNS), destinados ao sistema de Saúde no Maranhão. A Operação Sermão aos Peixes cumpriu 13 mandados de prisão preventiva, 60 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de condução coercitiva, entre eles a do ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad.
Mais de 200 policiais federais e 10 servidores da CGU participaram da operação. As investigações tiveram início em 2010, quando o então secretário de Saúde do Estado do Maranhão, se utilizou do modelo de ‘terceirização’ da gestão da rede de saúde pública estadual. Segundo a investigação, ao passar a atividade para entes privados – seja em forma de Organização Social (OS) ou Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) – o então secretário tentou fugir dos controles da lei de licitação, empregando pessoas sem concurso público e contratar empresas sem licitação e facilitando o desvio de verba pública federal, com fim específico de enriquecimento ilícito dos envolvidos.
‘Terceirização’ da gestão da rede de saúde facilitou desvios, diz PF (Foto: Divulgação / Polícia Federal)‘Terceirização’ da gestão da rede de saúde facilitou desvios, diz PF (Foto: Divulgação / Polícia Federal)
No período de investigação, os fluxos de recursos destinados pela União, por meio do Ministério da Saúde, ao Fundo Estadual de Saúde do Maranhão, em montante de R$ 2 bilhões.
Os investigados poderão responder, na medida de sua participação, pelos crimes de estelionato, associação criminosa e peculato (Art. 171, 288 e Art. 312 do Código Penal), bem como por organização criminosa (Art. 2º da Lei 12.850/2013) e “lavagem de dinheiro” (Art. 1º da Lei 9.613/1998).
O nome da operação é alusivo ao sermão do Padre Antônio Vieira que, em 1654, falou sobre como a terra estava corrupta, censurando seus colonos com severidade.
FONTE: http://g1.globo.com/

Convite: Matões ganhará inaugurações no próximo sábado

Rubens Pereira, Suely Pereira, Nádia Quinzeiro Guedelha e Marco Rabelo.
IMG_3121
A prefeitura Municipal de Matões, convida toda a população para participar da cerimonia de  inauguração de mais duas importantes obras em Matões. A pavimentação asfáltica da estrada que liga o povoado Baú, em Caxias ao município de Matões e da agência do INSS em Matões , com a presença do Governador Flavio Dino e do Ministro da Previdência Social Miguel Roseto, Deputado Federal Rubens Pereira Jr, Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho, Prefeita de Matões Suely Pereira e lideranças  politicas do estado e municípios. A inauguração acontece neste sábado (21), às 10hrs, na rua 15 de Novembro.
IMG_3119
A gerente executiva em São Luís, Nádia Quinzeiro Guedelha, agradeceu a mobilização do Dep. Rubens Jr., e da prefeita de Matões para antecipar o processo de acesso dos previdenciários com a nova agência.“Esta agência vai permitir a conquista dos direitos previdenciários sem intermediários, a relação com a população será direta, facilitando principalmente os mais carentes”, afirmou a gerente executiva.
RTRT
A pavimentação asfáltica da estrada que liga o povoado Baú, em Caxias ao município de Matões.  O asfaltamento beneficiará condutores de veículos e moradores próximo à MA-034, bem como diminuir o tempo de percurso entre os dois municípios, passando pelos povoados Baixão Grande, Canafístula e Brejo de São Félix até o entroncamento da BR 226.
O investimento do Governo do Estado é da ordem de R$ 30 milhões em um trecho de 71,50 quilômetros.
FONTE: http://parmatoes.com/

Polícia Federal leva Ricardo Murad

Ex secretário de saúde do governo Roseana Ricardo Murad. 
A Polícia Federal do Maranhão, na manhã desta terça-feira (17), chegou até o ex-secretário de Saúde do governo Roseana Sarney, Ricardo Jorge Murad, que estava em sua residência localizada no bairro do Olho d’Água, em São Luís-MA.

A Operação “Sermão aos Peixes”, desencadeada desde a tarde de ontem (16), cumpre mandados de prisão preventiva, condução coercitiva e busca e apreensão em São Luís e em cidades do Maranhão. Agentes da federal aguardam a chegada do advogado de Murad para que ele seja conduzido até a sede da Superintendência Regional da PF, no bairro da Cohama.

A ação da polícia é resultado de um trabalho conjunto da Polícia Federal com o Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria-Geral da União (CGU). O inquérito foi instaurado após fortes indícios de desvio de recursos públicos federais.

O objetivo da operação, coordenada pelo delegado Sandro Rogério Jansen com o apoio do delegado regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Fabrízio Garbi, é desarticular a quadrilha que atuava no esquema através de Ongs e Institutos que gerenciavam hospitais públicos.

FONTE: http://lestemaranhenseemfoco.blogspot.com.br/

sábado, 7 de novembro de 2015

Governo do Maranhão abre concurso com 1.500 vagas para professores‏


quadro de vagas
Publicado  por John Cutrim
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), publicou, nesta sexta-feira (6), o edital do Concurso Público para preenchimento das vagas para o Cargo de Professor do Quadro Permanente da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc). As inscrições iniciam no dia 14 de novembro e seguem até o dia 29 de novembro de 2015.
De acordo com o edital, estão sendo ofertadas 1.500 vagas para provimento. O concurso será organizado pela Fundação Sousândrade. A seleção será composta de duas fases. A primeira, será a prova objetiva e de múltipla escolha, que possui caráter eliminatório e classificatório. A segunda consistirá na prova de títulos, de caráter apenas classificatório.
“O concurso público para professores é mais uma ação do governo Flávio Dino de valorização dos profissionais da educação, com vista na qualidade do ensino e da aprendizagem dos nossos estudantes maranhenses. Além disso, o certame também possibilitará o ingresso de profissionais da educação especial ao Sistema Estadual de Ensino, melhorando, dessa forma, o atendimento às pessoas com deficiência, matriculadas nas nossas escolas”, destacou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.
“Sabemos que este é um concurso há anos aguardado pelos profissionais da educação. A equipe do governo está completamente empenhada para que o processo transcorra com total lisura e transparência”, disse a secretária da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães.
Mais informações podem ser obtidas no edital do concurso, disponível no site ma.gov.br.
Confira o quadro de vagas:


EDITAL


http://www.fsadu.org.br/ 


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Governo do Maranhão é destaque no jornal britânico Financial Times

A matéria relata os desafios de governar um estado em meio a um período de recessão econômica global e os projetos de inclusão social destacados

Ascom
Um dos jornais mais lidos por empresários ao redor do mundo, o ‘Financial Times’ publicou uma reportagem sobre o início de um novo momento na política brasileira com a eleição do governador Flávio Dino no Maranhão. O correspondente Joseph Leahy relatou a eleição do governador comunista como uma das maiores vitórias históricas sobre uma dinastia na América Latina.
Com o título “Maranhão brilha em meio à escuridão brasileira”, a matéria relata os desafios de governar um estado em meio a um período de recessão econômica global e os projetos de inclusão social destacados como um dos caminhos do governador para combater a desigualdades sociais que se acumularam ao longo de anos.
O jornalista descreve o passado do Maranhão que durante anos esteve sob controle da família Sarney. Ele cita os índices sociais alarmantes como uma herança deixada pela dinastia Sarney, que teve seus membros ocupando importantes cargos políticos, como governador, senador e presidente da República.
Conhecido como o periódico superior do Reino Unido, o Financial Times destacou na matéria, um dos principais programas de governo estabelecido por Dino, conhecido como ‘Mais IDH’ e que tem como objetivo combater a extrema pobreza nos municípios maranhenses com menores índices sociais. Asfaltos para construir ruas, construção de hospitais regionais, reforma e construção de 300 escolas, são algumas das ações destacadas pelo periódico internacional e que já se encontram em execução no estado.
“Sr. Dino está eliminando a corrupção e o excesso com gastos públicos”, escreveu o correspondente. A matéria cita a economia de R$ 68 milhões com gastos desnecessários que antes cercavam o governador, como banquetes, champanhe e caviar. Durante a entrevista, o governador Flávio Dino explica que os recursos públicos agora são aplicados corretamente, direcionados para políticas sociais que beneficiam as pessoas que mais precisam.
Na entrevista, o governador Flávio Dino destaca que a justiça social e o combate à pobreza norteiam as principais ações do Governo, que reduz gastos, atua no combate à corrupção e prioriza os investimentos em Educação e Produção no estado.
O conteúdo completo da reportagem está disponível na versão online do periódico através do link:http://www.ft.com/cms/s/0/9c85a454-7ec5-11e5-93c6-bba4b4b36134.html#axzz3qLOobOd2
Matéria Financial Times

FONTE: http://www.oimparcial.com.br/