BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA

BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA
BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA HÁ 8KM DA CIDADE DE PARNARAMA-MA

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Prefeito retira aparelho de ultrassom em Palmeirais

Caso acontece quando restam apenas 4 dias para o fim da gestão

Homens retiram a máquina do hospital (Crédito: Reprodução)

                               Homens retiram a máquina do hospital (Crédito: Reprodução)


Os moradores de Palmeirais flagraram, na manhã da última segunda-feira (27), a retirada de um aparelho de ultrassonografia do hospital municipal da cidade. O equipamento foi levado por alguns homens na carroceria de uma Ranger vermelha, utilizada pelo prefeito da cidade, Paulo César Vilarinho.
O vice-prefeito eleito da cidade e futuro secretário de saúde, Jânio César, denuncia a retirada ilegal do aparelho. O atual secretário de saúde, Antônio Domingos Barbosa da Silva, aparece nas imagens ajudando a carregar o aparelho, juntamente com o motorista do hospital, Afonso e o motorista do prefeito, Carlos Cruz da Conceição.

Homens retiram a máquina do hospital (Crédito: Reprodução)
Homens retiram a máquina do hospital (Crédito: Reprodução)
No dia 21 de fevereiro, o página oficial da Prefeitura de Palmeirais no Facebook divulgou a aquisição do aparelho. “Saúde! A Prefeitura Municipal de Palmeirais entregou hoje ao hospital da cidade um aparelho de ultrassonografia. Segundo o prefeito Paulo César, que também é médico e radiologista, o aparelho vai ser capaz de realizar todos os tipos de ultrassom; O secretário de saúde, Josivaldo Macedo festejou a conquista”, dizia a postagem.

Entrega do aparelho foi divulgada nas redes sociais (Crédito: Reprodução)
Entrega do aparelho foi divulgada nas redes sociais (Crédito: Reprodução)
Para Jânio César, a população que comemorou a chegado do aparelho, agora está decepcionada. “O fato causou estranheza, pois foi divulgado que o equipamento foi entregue pela prefeitura e, agora, está sendo retirado sem nenhum esclarecimento à população e nem à comissão de transmissão de cargo. Estamos cobrando um esclarecimento. O aparelho não consta na relação de bens que foi passada pela equipe de transição. Ou seja: existe informações desencontradas e vamos apurar”, diz.

Fonte: Portal Meio Norte

VEM AI A XIV FEIJOADA CARNAVALESCA 2017 
DE PARNARAMA-MA


O tradicional evento da nossa cidade vem no decimo quarto ano, proporcionando alegria, diversão e muita curtição para a cidade de Parnarama-MA. 14 anos de festa a Feijoada carnavalesca 2017 promete trazendo bandas de forro, swingueira e Samba proporcionando alegria e diversão e também um encontro de paredões que virou tradição na Feijoada Carnavalesca de Parnarama-MA.  


ORG: C.B.B.B


segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

CONVITE 





Faltam poucos dias para a posse do prefeito eleito Raimundo Silveira e de seu vice Gilson Moura. Silveira já caminha para o seu quinto mandato em Parnarama-Ma e segue admirado no cenário politico de todo o estado como trabalho e seriedade. 

FONTE: http://www.portalbarradas.com/

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Governador Flávio Dino inaugura obras em Parnarama diante de tensão política.











O que era para ser uma festa de inauguração de obras em Parnarama acabou se tornando em fato político nunca antes visto na cidade.


O Governador do Estado Flavio Dino veio hoje (17) a Parnarama para inauguração de obras importantes para o município, como o asfaltamento das principais vias locais do centro da cidade, a melhoria do canteiro central da avenida Caxias e a reinauguração da nova revitalização da praça São Luís, um dos principais cartões postais da cidade.






Até aí tudo dentro dos conformes, o que não se esperava era ver em um mesmo palanque, o atual prefeito Davi Carvalho e o prefeito eleito Raimundo Silveira, dois dos maiores adversários políticos da região.


Diante desse fato histórico, o atual prefeito teria ficado enciumado com a presença do adversário e ameaçou até não participar do evento, mas não teve jeito, não poderia deixar de participar da inauguração de obras importantes durante seu governo.


Durante as falas dos oradores, o Dep. Estadual Rafael Leitoa citou os avanços da gestão Davi, em seguida criticou o prefeito eleito Raimundo Silveira. Isso foi o suficiente para o público vaiar a atitude do deputado, que diga se de passagem, poderia ter falado das obras ao invés de criar essa saia justa entre os políticos locais.


Em sua fala, o prefeito Davi falou dos avanços do seu governo nesses 4 anos de mandato e voltou a criticar o adversário Raimundo Silveira, tornando a levar uma sonora vaia dos populares, criando assim mais um constrangimento ao Governador que presenciava tudo do palanque.


Com os ânimos altamente exaltados, coube ao Governador Flávio Dino a sensatez de apresentar o balanço do seu trabalho no município, falando sobre as obras inauguradas e que continuará ajudando o município independente do prefeito que governe.


Durante seu discurso, o Governador mostrou muita tranquilidade na condução da ciumeira que houve durante o evento histórico, mostrando como se faz política de forma conciliadora e respeitando o cidadão.





























PUBLICADO POR: WAGNER MEDEIROS

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Reformas de praças e avenidas deixam Parnarama mais bonita
As obras de revitalização ainda continuam, para proporcionar mais segurança e comodidade para os parnaramenses.



























Com tantas obras espalhadas pelo município, fica fácil notar as mudanças que a cidade e a população estão ganhando no final da administração do atual prefeito David Carvalho, em parceria com o governo Flávio Dino. O resultado pode ser visto em ruas, avenidas e praças da cidade. 


Na última semana, a prefeitura retirou as grades de proteção de uma das principais obras já realizadas em Parnarama, a praça São Luís. De cara, quem passa próximo a praça logo se depara com um novo visual, onde oferecer mais comodidade e segurança à população.


A praça, ainda está em fase de conclusão, ganhou uma academia popular, com espaço destinado à musculação, com aproximadamente 10 aparelhos, todos em aço inoxidável e com estofados próprios para o uso ao ar livre. As novidades não param por aí, o local onde ficava a antiga fonte luminosa, agora deu espaço para um pequeno parquinho para fazer a diversão de toda a criançada.


E para embelezar ainda mais a cidade, a avenida Caxias, uma das principais avenidas do centro também ganhou um novo visual. O meio fio foi completamente restruturado com um novo piso, gramado, acostamento com cobertura e iluminação. E tem mais, até a conclusão da obras novos bancos e lixeiras serão instalados.


Com isso, os moradores estão todos felizes com a nova cara da cidade, que há muito tempo que não passava por esse processo.












































































FONTE:  WAGNER MEDEIROS

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

RESPOSTA A PRONUNCIAMENTO DO DEP. ESTADUAL RAFAEL LEITOA


A respeito do pronunciamento do Deputado Estadual Rafael Leitoa realizado na última terça-feira (6), na Tribuna da Assembléia Legislativa, convém informar o que segue:

O atual Prefeito de Parnarama, Dr. Davi Pereira de Carvalho (candidato derrotado no Pleito Eleitoral 2016), ajuizou Ação de Impugnação de Registro de Candidatura contra Raimundo Silveira que foi julgada improcedente na Zona Eleitoral e em sede de Recurso Eleitoral interposto ao TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MARANHÃO - TRE foi à unanimidade mantida a sentença, onde não ficou reconhecida qualquer inelegibilidade do Candidato Raimundo Silveira que teve DEFERIDO o seu Registro de Candidatura, inclusive, com trânsito em julgado.  

Com relação aos argumentos do Dep. Estadual Rafael Leitoa, sobre reprovação das contas do Prefeito eleito através da Câmara Municipal de Parnarama ocorridas em 01/12/2016, que em nada obsta quanto à diplomação e posse deste, vale ressaltar que a mesma ocorreu sem que o ex-gestor tivesse conhecimento do que estaria sendo julgado, pois o mesmo nunca foi intimado desta sessão, bem como não lhe foi dado o direito de defesa. Vale ressaltar que nem mesmo os próprios Vereadores tinham conhecimento do que estavam julgando, pois não foi distribuída a eles, a cópia dos Acórdãos do TCE, bem como não lhes foi dado vistas do procedimento quando requeridas na sessão, cerceando as prerrogativas legais dos vereadores presentes naquele momento.

Registra-se ainda que no momento do registro de candidatura e da diplomação de Raimundo Silveira nunca existiu qualquer impedimento legal para que o mesmo pudesse exercer o seu mandato.
Por outro lado, acreditamos que Deputado Estadual Rafael Leitoa esqueceu que o Prefeito de sua ala política, Dr. Davi Carvalho, tem duas contas reprovadas na Câmara Municipal de Parnarama e no Tribunal de Contas da União, que o torna inelegível, já exerceu três mandatos, onde acumula hoje, mais de 50 processos, entre: improbidades administrativas, ações penais, ressarcimentos, mandados de segurança, e que este mesmo Prefeito, se encontra no cargo através de duas liminares concedidas, uma pela Justiça do Maranhão e outra pela Justiça Federal do Estado do Piauí em sede de Agravo de Instrumento.

É do conhecimento de todos que o povo de Parnarama vem sofrendo ao longo destes últimos quatro anos, principalmente com escassez de políticas de saúde e educação, e que esta mesma população deu a resposta nas urnas, dando a Raimundo Silveira 1.857 votos de maioria.

Assim sendo, não houve qualquer equivoco no Registro de candidatura do prefeito eleito de Parnarama e que principalmente deve ser respeitada a vontade popular uma vez que além de vasta experiência de Raimundo Silveira, este é um político comprometido com as causas sociais e com a qualidade de vida da população.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Após reunião, governadores do Nordeste rompem com Temer e enviam carta explicando motivos

Os governadores do nordeste brasileiro, se reuniram na última de sexta-feira (25) à noite e decidiram não concordar com o acordo de ajuste fiscal recomendado pela União como uma condição para acessar parte dos recursos das multas do programa de regularização de ativos não declarados à Receita Federal, conhecido como Lei da Repatriação.
O governador Ricardo Coutinho (PSB) na última quinta-feira já havia comentado, em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação, que ainda não havia um consenso acerca das medidas abordadas pelo presidente Michel Temer (PMDB), em recente reunião com os governadores e revelou que os gestores irão se reunir para discutir essas questões: “Temos que preservar a autonomia dos estados”, disse.
“Estamos ainda estudando, devo ter uma reunião sexta-feira com os governadores e nela vamos ter oportunidade de debater algumas coisas. Os estados têm que preservar a autonomia, não podemos ter medidas que venham de cima para baixo”, disse, lembrando que a Paraíba já corta gastos desde 2011 e não tem como tomar as mesmas medidas de outros estados que não fizeram.
Abaixo, a carta destinada ao presidente Michel Temer em que explicam os motivos do rompimento do acordo:
CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE
Recife, Pernambuco
Reunidos na cidade do Recife (PE), no dia 25 de novembro de 2016, os governadores do Nordeste vêm a público informar a sua concordância e compromisso com o necessário equilíbrio fiscal em nossos respectivos Estados, tão necessário à retomada do crescimento, e nos associamos à preocupação do Governo Federal, mas não podemos deixar de esclarecer todo o conjunto de esforços que já vem sendo realizado pelos Governos Estaduais.
Números apurados pela União, divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), refletem a estratégia adotada pelos Estados em seu esforço fiscal, tanto em relação às despesas quanto às receitas, e demonstram que o ajuste é uma realidade, não uma promessa.
O conjunto dos Estados saiu de um déficit primário de R$ 9,5 bilhões, em 2014, para um resultado positivo de R$ 6,5 bilhões ao final de 2015. Além disso, a despesa primária, que a União pretende atrelar ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cresceu apenas 2,36% entre 2014 e 2015 – bem abaixo do IPCA, que ficou em 6,41% em 2014.
Enquanto a despesa primária cresceu apenas 2,36%, a receita bruta cresceu 5,38% em 2015. Destaque-se neste resultado o crescimento de 7% das receitas de arrecadação própria. Enquanto isso, as receitas provenientes das transferências da União aos estados cresceram apenas 1% nominal no período.
Diante do exposto, chamamos atenção, também, para a importância do diálogo sobre as receitas públicas, com a redução da taxa de juros, além de medidas de combate à sonegação fiscal e de justiça tributária. Do mesmo modo, sublinhamos nosso interesse em ver o andamento de temas essenciais ao desenvolvimento da Nação e de modo especial para o povo do Nordeste brasileiro e da retomada da geração de emprego e renda, tais como: a) ações de convivência com a seca e a retomada da Transposição do Rio São Francisco e demais obras hídricas; b) a retomada das obras da Transnordestina e de outras obras de infraestrutura; c) a liberação de empréstimos; d) a liberação dos recursos do fundo penitenciário e ações de segurança pública; e) o fortalecimento do Banco do Nordeste e do Fundo Constitucional do Nordeste; f) a apresentação de alternativas para o subfinanciamento do SUS e o enfrentamento das arboviroses; e g) a priorização da Região Nordeste no programa de concessões e novos leilões da ANP.
Por fim, abertos ao diálogo e integrados ao Fórum dos Governadores do Brasil, defendemos ações integradas com a União e municípios,  sempre respeitando a autonomia das unidades da Federação, como o direito de fazer cumprir a receita da multa da repatriação como assegura a lei, e compromisso de trabalhar pelo equilíbrio fiscal para ampliar investimentos voltados para o desenvolvimento econômico e social.
Portal do Litoral PB Com Paraíba.com
FONTE: http://www.maranhaoempauta.com/

PROCON/MA consegue liminar para impedir fechamento de agências do Banco do Brasil

A Justiça deferiu, nesta terça-feira (29), liminar em ação civil pública por meio da qual o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (PROCON/MA) requer a suspensão do fechamento de 13 agências bancárias no Maranhão. A ACP foi protocolada na Vara de Interesses Difusos e Coletivos em São Luís após decisão do Banco do Brasil de que 402 agências e 31 superintendências teriam suas atividades encerradas, além de 379 agências serem transformadas em postos de atendimento em todo o país.
Na liminar, o magistrado titular da Vara, Douglas Martins, determina o pleno funcionamento de todas as atuais agências no Estado do Maranhão, abstendo-se, ainda, de reduzi-las a postos de atendimento. Os bancos deverão apresentar relatório evidenciando a motivação, os impactos econômicos e a adequação das mudanças ao plano de negócios e à estratégia operacional da instituição, conforme art. 16, Resolução nº 4.072, do Banco Central.
Também deverão apontar quais os serviços deixariam de ser prestados nos postos de atendimento e quais continuarão sendo oferecidos, além de informar quais providências estão sendo ou foram tomadas para não gerar impacto negativo aos consumidores e apresentar o quantitativo de funcionários, atendimentos realizados em 2016 e clientes das agências que serão reestruturadas no Estado do Maranhão. Uma audiência de conciliação também foi marcada para o dia 24 de janeiro, às 10h, quando deverá ser tentado um acordo, conforme dispõe o Código de Processo Civil.
O Banco ainda pode ser condenado a pagar a quantia de R$ 40.000.000 (quarenta milhões de reais) em danos morais coletivos. Diante desse anúncio de suspensões do serviço, o PROCON reconhece diversas afrontas aos direitos dos consumidores maranhenses. O principal deles diz respeito à alteração unilateral do contrato, ou seja, o descumprimento do serviço essencial por parte da instituição bancária, sem qualquer consulta aos correntistas das agências. Dessa maneira, o fornecedor descumpre o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor, prejudicando os usuários do serviço.
Outro fator que levou ao ingresso da ACP é o descaso constante da instituição com os consumidores demonstrado nos relatórios das fiscalizações realizadas pelo PROCON. Somente de abril a junho de 2016, o referido banco lucrou exatamente R$ 2,46 bilhões, comprovando que a atual crise por qual passa o país não atingiu as instituições financeiras. O lucro dos bancos, inclusive, supera o lucro de todos os outros setores da economia brasileira juntos.
Contudo, mesmo com sucessivos lucros bilionários a cada trimestre, o serviço bancário não apresenta melhorias efetivas. Diariamente, os consumidores sofrem em filas quilométricas, até mesmo fora das agências, comprovando necessidade de expansão das unidades de atendimento e a contratação de mais bancários.
Atos contraditórios
Segundo o presidente do Procon/MA e diretor dos Procons Nordeste, Duarte Júnior, o Banco do Brasil age de forma paradoxal aos grandes lucros. “Confiamos na justiça e não aceitaremos retrocesso. Chama-se atenção para o fato de que mesmo com lucros bilionários, o Banco do Brasil prefere fechar agências do que investir na melhoria e humanização do atendimento. Temos pleno conhecimento que o princípio da livre iniciativa é essencial para a ordem econômica, assim como os direitos básicos do consumidor, ambos com previsão expressa no art. 170 da Constituição Federal/1988. Logo, vamos continuar atuando de forma técnica e não admitiremos sobreposição e retrocessos aos direitos e garantias sociais previstos constitucionalmente”, afirma.
O Procon/MA reforça o fato de ter intensificado as fiscalizações no ano de 2016, realizando, semanalmente, vistorias nos bancos em todo o Maranhão. Por conta de infrações como demora no atendimento, falta de dinheiro em caixas eletrônicos, entre outras, o Procon multou somente as agências bancárias que serão fechadas, em um total de R$ 472 mil, nos anos de 2015 e 2016. Dentro deste valor, R$ 62 mil foram aplicados a agência de Imperatriz, R$ 10 mil à agência de Açailândia, R$ 390 mil à agência São Luís na Deodoro, mais de R$ 2 mil à agência do Anjo da Guarda e R$ 5 mil à agência do Anil.
Diante do relatório de fiscalização apresentado pelo órgão, é contraditório acreditar que o consumidor maranhense não será afetado com o fechamento de agências, que são inclusive utilizadas para recebimento de benefícios sociais. Como justificativa dessa ação, o Banco do Brasil, informa que a instituição tem objetivo de economizar e investir em atendimentos virtuais, abrindo 255 agências digitais em 2017.
Entretanto, considerando a realidade maranhense, o investimento apenas em canais digitais, como sugere o banco, não é suficiente para a garantia do atendimento bancário, que deveria ser utilizado como alternativa e não ferramenta principal. Segundo dados fornecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, o Maranhão é o estado da federação com o menor acesso à internet, apenas 9,8% dos domicílios têm acesso ao serviço.
O presidente destaca, ainda, que o fechamento das agências bancárias acarreta mais custos aos consumidores, que terão de arcar com grandes deslocamentos para utilizar o serviço, assim como a economia local será afetada, principalmente nos municípios do interior do estado, onde não existe grande quantidade de agências à disposição e o dinheiro em espécie ainda é mais utilizado que cartões de débito ou crédito.
Tais argumentações, aliada ao fato de semanalmente serem aplicadas dezenas de sanções em bancos pelo Procon Maranhão, leva a conclusão de que fechar agências e diminuir o corpo de funcionários não é a solução para o problema no estado.

FONTE: http://www.maranhaoempauta.com/