BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA

BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA
BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA HÁ 8KM DA CIDADE DE PARNARAMA-MA

sexta-feira, 31 de março de 2017

Comunidade São Joaquim recebe Prefeitura ItineranteGabinete do Prefeito: Reginaldo Júnior fará atendimento itinerante

O PREFEITO DE PALMEIRAIS, REGINALDO JÚNIOR, CRIOU O PROJETO 

“A PREFEITURA MAIS PERTO DE VOCÊ”

Já imaginou o gabinete do Prefeito na sua comunidade? Com a proposta de fazer uma gestão mais próxima das pessoas, o prefeito de Palmeirais, Reginaldo Júnior, criou o projeto “A Prefeitura mais Perto de Você”, uma espécie de Prefeitura Itinerante, que vai percorrer as comunidades com vários serviços, inclusive, o gabinete do Prefeito.

A primeira localidade a receber a ação será o São Joaquim, neste Domingo (2), a partir das 8h. Praticamente todas as secretarias estão envolvidas no projeto. Além da presença do prefeito, membros da assistência social estarão no local para prestar esclarecimentos sobre o CRAS e o Bolsa Família. A população também terá atendimento jurídico com um advogado especializado.
Na área da saúde, será realizado atendimento médico e odontológico, coleta de material para câncer no colo do útero, vacinação, e palestras de higiene bucal.
Enquanto isso, uma equipe de limpeza fará o serviço de capina e outra vai recolher lixo que pode se transformar em criadouro para o mosquito da dengue. Haverá ainda distribuição de mudas frutíferas e oficinas de enxertia.
Na outra ala de atendimento, a ação vai promover cursos profissionalizantes de fabricação de bombons de chocolates e ovos de Páscoa.
E não para por aí: também haverá dia de beleza , brinquedoteca para as crianças e jogo de futebol, com instalação de traves novas e distribuição de kits esportivos.
O prefeito Reginaldo Júnior destaca que essa é uma das ações do seu plano de governo que está sendo colocada em prática. “A gente sempre pensou em uma gestão mais próxima das pessoas. Por isso, pensamos nesse projeto que vai aproximar a prefeitura da comunidade. Eu estarei lá, junto com a minha equipe, para ouvir as demandas do povo e buscar a melhor forma de resolvê-las”, diz.
FONTE: http://www.meionorte.com/cidades/pi/palmeirais/

quinta-feira, 30 de março de 2017

Município de Parnarama restaura praça Nossa Senhora das Graças


O Município de Parnarama, entregou nesta segunda-feira, 27, a praça Nossa Senhora das Graças, à população do município, após passar por um processo de reestruturação no qual foi restaurado todo o piso, trocados os bancos e refeitos os canteiros com novas mudas de plantas. A Igreja Nossa Senhora das Graças, a qual dá nome à praça, recebeu retoque e nova pintura nas paredes.





De acordo com o prefeito, Raimundo Silveira, a importância de se organizar e ocupar os espaços urbanos e livres como as praças têm um significado muito importante nos dias de hoje. “É com grande alegria que o Município de Parnarama entrega àos seus moradores a praça Nossa Senhora das Graças, restaurada e com seus espaços recuperados. Por ser um local propositadamente de encontros, de lazer, de passeio, de práticas sociais e onde as pessoas devem permanecer, e também cuidar, para que esse espaço que é de todos não seja e nem esteja restrito a vândalos. Que esta praça esteja, a partir de agora ocupada pelas crianças, pelas famílias e por todos que queiram fazer desta praça, um lugar que podemos ocupar com segurança”, destacou o prefeito.
participaram da inauguração, o vice-prefeito, Gilson Moura; secretários municipais da Mulher, Girlene Costa; da Educação, Gábia Silveira; da Cultura, Fabianna Ribeiro; da Administração, Gutemberg Barros de Andrade; e os vereadores municipais, Antonio José, Miguel, Ricardo Barbosa, José Washington e Bruna Moura, além dos, secretário estadual da Infraestrutura, Clayton Noleto; deputado federal, Rubens Pereira Jr.; o deputado estadual, Rafael Leitoa e o ex-deputado estadual Rubens Pereira, que foram prestigiar o evento e a comunidade.
 PRAÇA DE PARNARAMA
 PRAÇA DE PARNARAMA-MA
                                        PARNARAMA-MA
 PRAÇA DE PARNARAMA-MA
                                  CIDADE DE PARNARAMA-MA
www.parnarama.ma.gov.br
Jornalista: Cida Macedo JP552
Fotos: Érick Costa e Leônidas Lan House

FONTE: http://parnarama.ma.gov.br

quarta-feira, 29 de março de 2017

Governo do Estado e Prefeitura de Parnarama entregam Escola Digna no Povoado Bonitão


                                            POVOADO BONITÃO 
       
 POVOADO BONITÃO PARNARAMA-MA



O Governo do Estado, em parceria com o Município de Parnarama, entregou nesta segunda-feira, 27, a Escola Municipal São Francisco, localizada no Povoado Bonitão. A nova escola, construída pelo Governo do Estado faz parte do Programa Escola Digna, política educacional de revitalização do ensino público por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). O Programa Escola Digna, além de revitalizar antigas escolas, substituir as inadequadas escolas de taipa, investe também nas ações pedagógicas e tem por finalidade institucionalizar as ações da SEDUC no Maranhão.
Representando o governador Flávio Dino na inauguração, o secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, ressaltou a atenção e o cuidado que o Governo do Estado tem dedicado à Educação, tanto o que diz respeito às instalações físicas das escolas, quanto ao fortalecimento do ensino na qualificação e formação continuada dos profissionais da educação. “Aescola que a comunidade está recebendo hoje tem estrutura diferenciada,com o aproveitamento máximo da ventilação e da luminosidade natural, tudo pensado, elaborado e entregue, para o conforto dos alunos”, destacou o secretário.
Para o prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira, a inauguração da Escola Municipal São Francisco, no povoado Bonitão, tem grande importância e significado para toda a comunidade, pois essa era uma antiga reivindicação dos moradores. “Nós não vamos poder dimensionar a importância que tem uma escola como essa, com essa qualidade para essas crianças, para os pais e para toda a família que vive aqui. É na verdade a realização de um sonho poder frequentar uma escola que vem de um programa que não poderia receber outro nome a não ser Digna, e o Governo do Estado através desse programa, ao investir na educação, infunde honra e respeito ao povo”, disse o prefeito.
Além da comunidade do Povoado Bonitão, participaram da inauguração, o vice-prefeito, Gilson Moura; secretários municipais da Mulher, Girlene Costa; da Cultura, Fabianna Ribeiro; da Administração, Gutemberg Barros de Andrade; e os vereadores municipais, Antonio José, Miguel, Ricardo Barbosa, José Washington e Bruna Moura, além dos, secretário estadual da Infraestrutura, Clayton Noleto; deputado federal, Rubens Pereira Jr.; o deputado estadual, Rafael Leitoa e o ex-deputado estadual Rubens Pereira, que foram prestigiar o evento e a comunidade.
O conteúdo deste site é livre, seu editor não tem ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, contudo, desde que sejam citados os devidos créditos”.   
Jornalista: Cida Macedo JP552
Fotos: Érick Costa e LEÔNIDAS DE CARVALHO LEAL
FONTE: http://parnarama.ma.gov.br/

terça-feira, 14 de março de 2017

Prefeito de Parnarama participa do Seminário ‘A Codevasf e os Municípios’

 
O prefeito Raimundo Silveira, com a presidente da CODEVASF, Kênia Marcelino
e com a secretária Municipal de Política para Mulheres de Parnarama, Girlene Costa 
O prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira, participou na manhã desta segunda-feira, 13, do Seminário ‘A Codevasf e os Municípios’, que aconteceu no Auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa, no Calhau, promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).
O objetivo do seminário foi informar e explicar aos gestores municipais sobre os caminhos de acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo Federal aos municípios maranhenses. O evento reuniu um número expressivo de prefeitos, além de deputados federais, estaduais, dapresidente da CODEVASF, Kênia Marcelino, e outros representantes da companhia.
Para Raimundo Silveira, todas as informações recebidas terão grande importância no processo de conhecer, buscar e aplicar de forma correta, através das emendas parlamentares, os investimentos e benefícios para o fortalecimento e a consolidação dos serviços públicos do Município. “Tão importante quanto necessário, é a oportunidade da proximidade com a companhia e com as informações que ela nos concede, bem como com os demais parlamentares que se colocaram à disposição para nos esclarecer a respeito das questões abordadas”, afirmou o prefeito.
“O conteúdo deste site é livre, seu editor não tem ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, contudo, desde que sejam citados os devidos créditos.”
www.parnarama.ma.gov.br
Jornalista: Cida Macedo JP552
Fotos: Márcio Diniz
FONTE: http://parnarama.ma.gov.br/

sábado, 11 de março de 2017

Beneficiários dizem ter sacado menos que o esperado do FGTS em Maceió

Saque de contas inativas começou para nascidos em janeiro ou fevereiro.
Agências ficaram lotadas de pessoas que ainda queriam consultar saldo.


Personagem. Operador de guincho José Cicero da Silva Vieira disse que recebeu um valor menos do que o que deveria (Foto: Carolina Sanches/G1)Operador de guincho José Cicero da Silva Vieira disse que recebeu um valor menor do que o esperado (Foto: Carolina Sanches/G1)
Quem também teve problema com o valor recebido foi o operador de guincho José Cicero da Silva Vieira. Ele disse que recebeu um valor menor do que o esperado. "Fui a uma agência no bairro do Benedito Bentes e me passaram que eu iria receber R$ 234, mas só recebi R$ 121".
A reportagem do G1 questionou funcionários das agências sobre o motivo da inconsistência no recebimento dos valores, mas eles não souberam informar o que pode ter acontecido. A assessoria da Caixa Econômica Federal em Alagoas informou que a agência irá avaliar os casos em que o cliente tem mais de uma conta e se todas foram acatadas devidamente.
Outras pessoas, entretanto, estavam saindo das agências sem nenhum dinheiro. Estas deixaram para consultar se tinham saldo a receber na hora, e foram informadas de que não  tinham depósito em contas inativas.
Foi o caso da estudante Nara Mireli. Ela disse que trabalhou em uma empresa por três meses há alguns anos e foi saber se tinha algum dinheiro na conta. "Meu aniversário é no prazo inicial e como não fiz a consulta pela internet nem no banco, vim saber se tenho alguma coisa. Mas quando cheguei, viram que não tem".

O gerente de uma agência da Caixa no centro de Maceió, Alexandre Barros Toledo, disse que de cada dez pessoas que comparecem hoje à agência, cerca de oito não têm saldo. "Muitas pessoas estão vindo consultar, mas não têm dinheiro a receber".

Barros explicou que como estava prevista uma grande movimentação na agência, as equipes foram reforçadas e funcionários estão na área de autoatendimento para orientar as pessoas. "Tinha uma fila logo cedo na entrada, mas logo ela foi diminuindo. As pessoas que estão com o cartão já sacam nos caixas. As que estão com algum problema, seguem para atendimento dentro da agência".

O trabalhador de serviços gerais José Marcos Cavalcante de Freitas chegou por volta de 8h e disse que não demorou muito para fazer o saque no caixa eletrônico. Ele sacou R$ 300. "Eu sabia que tinha esse dinheiro da época que trabalhei em uma empresa do Rio de Janeiro em 2014, mas não podia sacar. Agora consegui e vai ajudar no orçamento desse mês", disse.

No estado, 156.785 pessoas têm direito a sacar de contas inativas do FGTS, segundo a Caixa Econômica. O saldo total disponível nas contas dos beneficiários em Alagoas é de aproximadamente R$ 128 milhões.

O cronograma de saques se estende até o dia 31 de julho e varia de acordo com a data de nascimento dos trabalhadores. Em todo Brasil, a previsão é de que os saques dos beneficiários nascidos nestes dois meses totalizem R$ 6,96 bilhões, equivalente a 15,9% do total disponível, de acordo com a Caixa.
Muitazs pessoas estão na fila da agência da Rosa da Fonsenca para sacar o FGTS (Foto: Carolina Sanches/G1)Agências da Caixa em Maceió ficaram lotadas de gente que ainda queria consultar se tinha saldo disponível do FGTS em contas inativas (Foto: Carolina Sanches/G1)
FONTE: http://g1.globo.com/

quinta-feira, 9 de março de 2017

Município de Parnarama leva representantes à Reunião Técnica de Cofinanciamento Estadual da Política de Assistência Social

www.parnarama.ma.gov.br
Buscando entender como funciona e como se dá o acesso referente ao Cofinanciamento Estadual da Política de Assistência Social, o Município de Parnarama participou da Reunião Técnica de Cofinanciamento Estadual da Política de Assistência Social, seus serviços e benefícios, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), que aconteceram de 6 a 8, na Escola de Governo do Maranhão (EGMA), localizada na av. Vitorino freire, Areinha.
O objetivo da reunião técnica foi orientar o município a respeito dos procedimentos para que o mesmo tenha acesso ao Cofinanciamento Estadual, como a maneira correta que o recurso deve ser utilizado, conferir prazos para os requerimentos, dentre outros. “A reunião foi bastante importante e esclarecedora sobre todos os aspectos referentes ao cofinanciamento, como por exemplo esclarecer sobre quais ações que ele se destina, e também para conhecemos melhor o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, destacou Edivane da Silva Santos, que participou da reunião com a assistente social, também do Município, Flávia de Sousa Silva.
Raimundo Silveira, prefeito de Parnarama destacou a importância do cofinanciamento para o Município, pois o mesmo oferece a garantia de muitos direitos sociais à população. “O Município de Parnarama está voltado para atender a todas as políticas sociais, o cofinanciamento do Governo do Estado para essa área é de suma importância, ao passo que oferece o apoio que o povo de Parnarama tanto precisa para ser utilizado através da Assistência Social”, disse o prefeito.
O cofinanciamento destinado à Assistência Social contempla diversos benefícios, dentre os quais auxílio funeral, auxílio natalidade e serviços obrigatórios ligados aos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro Especializado de Assistência Social (CREAS).
Foto: Divulgação/SEDES
FONTE: http://parnarama.ma.gov.br/

Escolas e municípios têm até a próxima semana para aderir aos JEMs 2017

O prazo de adesão aos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs 2017 encerra na próxima semana.
O prazo de adesão aos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs 2017 encerra na próxima semana. Escolas e municípios do estado têm até as 19h do dia 17 de março para entregarem o termo de adesão na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) ou enviar o documento via e-mail.
Como forma de agilizar o processo de adesão aos jogos escolares e beneficiar os municípios localizados no interior do estado, a Sedel também está recebendo o termo de adesão aos JEMs via internet. Para isso, o município deve encaminhar o documento devidamente preenchido e assinado para o e-mail da Superintendência de Articulação com os Municípios e Entidades da Sedel (same.sedel@hotmail.com).
Além do termo de adesão, também estão disponíveis na página da Sedel (www.esporteelazer.ma.gov.br) o regulamento e o calendário oficial da 45ª edição dos JEMs. Até o dia 17 de março serão recebidas propostas para sediar as etapas regionais dos JEMs 2017. A proposta do Governo do Estado é elevar significativamente a participação dos municípios nos jogos, além de melhorar as condições de alojamento e alimentação dos estudantes.
Calendário
A primeira seletiva dos Jogos Escolares Maranhenses ocorrerá de abril, com as disputas da etapas municipais, que termina no mês de junho. Em seguida, serão realizadas as etapas regionais e metropolitanas, em julho. A etapa estadual dos JEMs 2017 será realizada entre os dias 12 de agosto e 20 de outubro, em São Luís, com disputas das categorias infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos). As Paraolimpíadas Escolares (ParaJEMs) serão realizadas de 12 a 18 de agosto.
Mais informações sobre os jogos podem ser obtidas na Secretaria Geral dos JEMs, no telefone (98) 2109-5939.

FONTE: http://www.maranhaoempauta.com

sábado, 4 de março de 2017

Parnarama fecha o carnaval com balanço positivo e se destaca como um dos melhores do Maranhão

   
O Município de Parnarama chega ao seu quarto e último dia de carnaval fechando uma temporada marcada pela alegria contagiante, pela diversidade das atrações e pela organização bem planejada, fazendo um balanço positivo pela tranquilidade com que todos puderam desfrutar dessa festa de muita adrenalina, emoção e um clima de muita euforia.
De acordo com o prefeito, Raimundo Silveira, a produção da festa foi cuidadosamente organizada e contou com o auxílio e envolvimento de todas as Secretarias Municipais. “O meu reconhecimento a todos que se empenharam na organização da festa e não pouparam esforços para que tudo ocorresse de forma harmoniosa. A exemplo dos serviços que foram colocados à disposição dos foliões pela Secretaria de Saúde, todos imprescindíveis e estiveram sempre prontos para atender a população quando necessário, e nesse mesmo ritmo foi o trabalho realizado por cada um dos gestores”, afirma.
A limpeza da cidade, feita tão logo fosse finalizado cada dia de festa, foi um grande diferencial no Município de Parnarama, e a população, brincantes ou não, puderam contar com a cidade sempre limpa, evitando assim o acúmulo de lixo ou futuros entupimentos de esgotos, podendo transformar toda a alegria do carnaval, em problemas posteriores para os moradores. “Os gestores e suas equipes pensaram de fato em tudo, e eu tive a oportunidade de andar pela cidade, falar com as pessoas, conversar com os vendedores ambulantes, com foliões, com as famílias, e pude ver de perto como tudo transcorreu bem”, garante o prefeito.
Ao longo do período do carnaval, Raimundo Silveira destaca o Carnaval Infantil como uma ação de grande sucesso e uma das atrações necessárias para esse período. “A preocupação da nossa Secretaria de Cultura em fazer uma programação específica para as crianças foi de fato uma ideia louvável. Precisamos valorizar com cuidado especial esse público. A criança precisa de espaços e ambientes próprios para suas idades”, observa o prefeito.
Sem tirar o foco da festa de Momo e levando o carnaval para outro campo, o do futebol, a Prefeitura Municipal de Parnarama, através da Secretaria Municipal de Esporte preparou um ‘Torneio de Futebol’, no qual competiram os Povoados Cajueiro, Boca da Mata e Cachirimbu, que contou com premiações, entrega de bolas e redes para as comunidades e com a divulgação do Calendário dos torneios que acontecerão ao longo do ano de 2017.
Mesmo em clima de euforia, a população se divertiu com segurança e o Município não teve nenhum registro de situação ou fato extremo. A Segurança Pública e a privada cobriram todo o circuito garantindo um carnaval sem violência. Fabianna Ribeiro, secretária de Cultura do Município, diz que a alegria e a tranquilidade definiram o carnaval em Parnarama, o que ela atribui ao trabalho em equipe que foi realizado para que tudo desse certo. “Foram quatro dias de muita tranquilidade. Todo que foi planejado pela Prefeitura de Parnarama e Secretarias Municipais foi executado com êxito. Os foliões contaram com segurança, a equipe da limpeza trabalhou com eficiência, mantendo o corredor da folia um ambiente agradável. Quero ressaltar que a antecipação do salário dos servidores contribuiu muito para aquecer as vendas. Afirmo que tivemos um dos melhores carnavais já realizados por este município e continuaremos trabalhando para que o povo volte a ter orgulho e prazer em desfrutar de tudo que o Município de Parnarama pode oferecer”, destacou.

 CARNAVAL DE PARNARAMA 28/02/2017 

   CARNAVAL DE PARNARAMA 2017 

   CARNAVAL DE PARNARAMA 2017 



  CARNAVAL DE PARNARAMA 2017  28/02/2017


ABERTURA DO CARNAVAL DE PARNARAMA-MA 25/02/2017 





                      CARNAVAL DE PARNARAMA-MA 25/02/2017




                            CARNAVAL DE PARNARAMA-MA 25/02/2017















                           CARNAVAL DE PARNARAMA

FONTE: http://parnarama.ma.gov.br/