Derrubando mitos sobre a Anaconda (Sucuri)
MITO 1 - A ANACONDA PODE ENGOLIR UM BOIINTEIRO? A sucuri ou anaconda é uma cobra que mede até 9 m de comprimento (há relatos de que pode chegar aos 11,5 m), e pesa até 250 kg, sendo a cobra mais pesada do mundo. Se analisarmos criticamente vamos perceber que para devorar um boi inteiro – que pesa entre 400 kg e 500 kg (ou até mais) – ela teria que ser muito maior. Ao que se sabe da literatura científica, não há registros de anacondas que engoliram bois inteiros.
Além disso, outro fato que ajuda a derrubar a lenda é um costume da sucuri: Ela sempre começa a engolir sua presa pela cabeça, ou seja, seria impossível que os chifres do boi devorado permanecessem do lado de fora da boca da cobra.
MITO 2 – A ANACONDA É VIOLENTA E CAÇA ANIMAIS INTENCIONALMENTE? Bem, um pequeno bezerro até poderia ser devorado se estivesse no lugar errado na hora errada. Isto porque a sucuri não caça bezerros e outros animais domésticos intencionalmente. Seus alimentos favoritos são animais que vivem próximos ou na água, como peixes, jacarés, tartarugas, capivaras, aves aquáticas e qualquer outro animal que tenha tamanho adequado. Mesmo assim, para conseguir engolir um bezerrinho ou animal do mesmo tamanho uma sucuri tem que medir mais de 5 m.
MITO 3 – A ANACONDA ESGUICHA VENENO PELAS PRESAS COMO NOS FILMES? De jeito nenhum, essas cobras não são peçonhentas (não são venenosas), matam por constrição (se enrolando na presa e a apertando para que ela sufoque) e/ou por afogamento.
MITO 4 - A ANACONDA ESCONDE SEUS OVOS EM BURACOS? De forma alguma. As sucuris são vivíparas (animal que pari filhos) e os filhotes (entre 20 e 70, com comprimento variando entre 15 e 45 cm) nascem na água, após cerca de oito meses de desenvolvimento embrionário.
MITO 5 - AQUELA CENA NO FILME EM QUE A ANACONDA “COSPE” UM ANIMAL QUE JÁ ENGOLIU É MENTIRA. Não é mentira não. Após se alimentar as anacondas ficam mais pesadas e menos ágeis do que o normal. Quando se sentem ameaçadas podem “regurgitar” a presa para ficarem mais leves e poderem fugir da ameaça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário