Governo do Estado abre
inscrições para concurso público na área de Segurança
São
2.379 vagas, sendo 2.000 para Polícia Militar; 150 para o Corpo de Bombeiros; e
229 para Polícia Civil. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação
Getúlio Vargas (fgvprojetos.fgv.br).
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O Governo do Estado abriu, nesta
quarta-feira (10), as inscrições de concurso para a área da Segurança Pública.
Ao todo, são 2.379 vagas, sendo 2.000 para Polícia Militar; 150 para o Corpo de
Bombeiros; e 229 para Polícia Civil. A realização de todas as etapas é de
responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“O concurso é mais uma ação de
incremento na área de Segurança Pública no estado. Assim, aliado aos
investimentos em viaturas e equipamentos, também estamos aumentando o efetivo,
que vai garantir mais tranquilidade nas ruas”, ressaltou a governadora Roseana
Sarney, destacando que o certame terá o dobro do número de vagas oferecidas no
último concurso, realizado em 2006.
As inscrições podem ser feitas pela
internet, no site da Fundação (fgvprojetos.fgv.br).
O prazo final é às 23h59 do dia 6 de novembro deste ano. Na página, estão
disponíveis também os editais, com informações sobre os prazos, a localização
das vagas no estado, o cronograma de realização das provas e os detalhes de
cada etapa. Os interessados também podem tirar suas dúvidas pelo telefone 0800
2834628 ou pelo email: segep12@fgv.br.
De acordo com o edital, os cargos de
policial militar e bombeiro oferecem vagas na capital e em mais 20 municípios.
As inscrições para a área terão valor de R$ 85,00, sendo que a primeira etapa
de provas será no dia 2 de dezembro, das 8h às 12h.
Para a Polícia Civil, haverá vagas
para os cargos de auxiliar de perícia médica legal, escrivão de polícia,
farmacêutico legista, investigador de polícia, médico legista, odontolegista e
perito criminal. O valor da inscrição é de R$ 85,00, para auxiliar de perícia
médica legal; e R$ 120,00 para os demais. A primeira etapa de prova está
marcada para o dia 2 de dezembro, das 14h às 19h.
A inscrição para o cargo de delegado
terá valor de R$ 150,00. Conforme o edital, a etapa primeira das provas
ocorrerá no dia 1º de dezembro, das 14h às 19h.
Concursos
no Estado
A Secretaria de Estado de Gestão e
Previdência (Segep) informou, ainda, que dentro desse processo, no início de
2013, serão publicados os Editais de Concurso com vagas destinadas a Procurador
do Estado (10 no total) e a cargos dos Grupos Estratégico e da Administração
Geral (765 vagas), somando 3.444 vagas, incluindo as da Segurança Pública.
De acordo com a Segep e a Secretaria
de Segurança Pública (SSP), há 20 anos, o Maranhão não realizava um concurso
público com essa dimensão. O último certame realizado pelo Governo do Estado
ocorreu em 2009 e foi exclusivamente para o cargo de Professor.
O último concurso realizado para
preenchimento de vagas nas Polícias Civil e Militar do Estado, foi realizado em
2006, com um total de 1.360 vagas, das quais mil foram para policial militar;
100 para bombeiro; 30 para delegado e 230 para os demais cargos da Polícia
Civil.
Renovação
do quadro
Segundo estudos realizados pela
Segep, dos 60 mil servidores na ativa, 20 mil já estão aptos a se aposentar,
preenchendo todos os requisitos (idade e tempo de serviço). Por isso, de acordo
com o secretário de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, o Plano de Carreiras e
Cargos dos Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do
Poder Executivo Estadual (PGCE) destinou recursos da ordem de R$ 180 milhões
para a realização de concurso público geral no Estado para o preenchimento de
cerca de cinco mil vagas em áreas como segurança pública, saúde, fazenda,
gestão e previdência, planejamento e orçamento e Departamento Estadual de
Trânsito.
“Há bastante tempo não temos um
concurso público geral no Estado. Foram feitos apenas concursos pontuais para o
Magistério e Segurança Pública. Se todos esses 20 mil servidores resolvessem se
aposentar teríamos o caos no Estado, a máquina pública, com certeza,
emperraria”, assinalou Gondim. Daí, a necessidade urgente de promovermos
concursos públicos para a renovação e oxigenação do nosso quadro de pessoal.
FGV
A Fundação Getúlio Vargas surgiu em
1944 com o objetivo inicial de preparar pessoal qualificado para a
administração pública e privada do país. Nessa época, o Brasil já começava a
lançar as bases para o crescimento que se confirmaria nas décadas seguintes.
Assim, a FGV decidiu expandir seu foco de atuação e, do campo restrito da
administração, passou ao mais amplo das ciências sociais e econômicas,
extrapolando as fronteiras do ensino e avançou pelas áreas da pesquisa e da
informação para converter-se em sinônimo de centro de qualidade e de
excelência.
A Fundação Getúlio Vargas inaugurou,
no Brasil, a graduação e a pós-graduação stricto sensu em administração pública
e privada, bem como a pós-graduação em economia, psicologia, ciências contábeis
e educação. A FGV também lançou as bases para uma economia bem fundamentada, a
partir da elaboração do balanço de pagamento, das contas nacionais e dos
índices econômicos. Iniciativas como essas ajudaram o profissional em busca de
formação e até o cidadão comum a entenderem melhor o desempenho econômico e
social brasileiro.
fonte
: Governo do Estado
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