BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA

BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA
BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA HÁ 8KM DA CIDADE DE PARNARAMA-MA

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013



Inhuma ou Anhuma no Ninho 



A Inhuma como é conhecida em nossa região é encontrada em todo o Município de Parnarama. Esse casal fez seu ninho em uma lago aqui petinho de nossa cidade, onde eu tive    
o privilegio de fotografa-la em seu ninho bem pertinho dela é muito grande, e vou acompanha-la em todo o seu período de chocamento e de alimentação de seus filhotes.
 Aguardem as próximas etapa que eu vou acompanha esse casal lindo de inhuma.

A anhuma (Anhima cornuta), também conhecida como alicorne, anhima, cametaú, cauintã, cavintau, cavitantau, cuintau,inhaúma, inhuma, licorne, unicorne e unicórnio, é uma ave anseriforme da pequena família Anhimidae. É típica da América do Sul. É a ave-símbolo do estado de Goiás, no Brasil.

Características 
A anhuma tem cerca de sessenta centímetros de altura, oitenta centímetros de comprimento, 1,7 metros de envergadura e pesa em torno de três quilogramas. A plumagem é preta, exceto no ventre, que é branco. A sua característica mais singular é a presença de um espinho córneo e curvo de sete a doze centímetros na cabeça. Possui também dois esporões, uma maior e outro menor, em cada asa. O bico é curto e pardo-escuro, com a ponta esbranquiçada. As pernas são grossas e possuem grandes dedos.
Habita, principalmente, os pantanais e beiras de lagoas e rios com margens florestadas ou com vegetação rasteira. Vive aos casais e em grupos familiares, às vezes em bandos maiores. A sua alimentação básica são plantas flutuantes e gramíneas. Costuma migrar durante a seca, voltando na época chuvosa. Na época do acasalamento, a fêmea põe, em geral, três a quatro ovos de cor marrom-olivácea.
As anhumas eram aves outrora encontradas aos bandos nas margens do Rio Tietê, o que levou os silvícolas a dar ao rio o nome deAnhumby, que significa "rio das anhumas". Por isso, a anhuma aparece no brasão das cidades de Guarulhos[5] e Tietê[6], ambas no estado de São Paulo, no Brasil[7]. A anhuma ainda nomeia o bairro de Inhaúma, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Distribuição Geográfica

Tipicamente amazônica, presente em quase toda a região, chegando também até o interior do Ceará, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso (Pantanal), São Paulo e Paraná. Encontrada ainda na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
Click no mapa pra visualizar os registros da inhuma em todo o Brasil 

  Ocorrências registradas no WikiAves

Inhuma Xocando seus Ovos 






















 Inhuma ou Anhuma protegendo seu ninho com 4 ovos 

 Inhuma






http://pt.wikipedia.org/wiki/Anhuma

http://www.wikiaves.com.br/anhuma

Fotografo: Leônidas de Carvalho 

Um comentário: