BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA

BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA
BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA HÁ 8KM DA CIDADE DE PARNARAMA-MA

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Maior parque solar da América Latina está sendo instalado em São Gonçalo do Gurgueia



No final de 2018, a Enel Green Power iniciou a construção do Parque Solar São Gonçalo, no município de São Gonçalo do Gurgueia, localizado a 790 km de Teresina. Com o dobro da capacidade do Parque Nova Olinda, que fica em Ribeira do Piauí, a usina do extremo Sul será o maior da América Latina. Com 60% da população municipal abaixo da linha da pobreza, as cerca de 1.300 a 1.500 vagas de trabalho causaram alvoroço. O prefeito Paulo Lustosa Nogueira, conhecido como Paulinho, conta que os moradores ficaram impactados com a quantidade de pessoas no dia da seleção para emprego, pois pessoas de todo o Piauí foram participar.
Ele também relata que entre as muitas mudanças, a cidade está cheia de italianos e alemães, bares lotados à noite, ganhou duas farmácias, consultório odontológico particular, posto de lavagem, restaurante novo, delegacia estruturada. “Tudo que você faz na cidade hoje, você vende”, diz animado.



E faz uma reflexão dizendo que a cidade saiu de pacata, com 3.050 habitantes, para uma que tem um movimento muito grande, apesar de pequena. “Com a chegada da Enel, a cidade prosperou. Aquilo que a gente não tinha, hoje, é realidade. Os restaurantes todos melhoraram. Temos um restaurante novo, imenso. A delegacia foi melhorada, temos cinco policiais na cidade”, ressalta.

Segundo o prefeito, a previsão de investimento é de R$ 1,4 bilhão na fase inicial. De acordo com o governador Wellington Dias, quando recebeu representantes da Tozzi Industrires, no Palácio de Karnak, o investimento pode chegar a R$ 3,6 bilhões até a conclusão. O Parque Solar São Gonçalo fica a 8km da sede, na saída para Corrente.

Prefeito Paulinho fala sobre mudanças na cidade por causa do parque solar
Prefeito Paulinho fala sobre mudanças na cidade por causa do parque solar    180graus 


A obra deve durar 4 anos e o prefeito acredita que a cidade nunca mais será a mesma. Com a chegada do parque, o prefeito Paulinho diz que observa as pessoas buscando qualificação e evoluindo na carreira. “A cidade não será nunca mais a mesma. Abrem-se os horizontes”, frisou.

Como incentivo a instalação da Enel no município, a prefeitura enviou projeto para a Câmara Municipal e conseguiu aprovar a redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) de 5% para 3%.
A estrutura inicial do parque permitirá a geração de 475 megawatts. Depois de concluída, São Gonçalo poderá atingir a geração de 875 megawatts de energia limpa.  Esta será captada lá, segue para a subestação de Gilbués e, então, será distribuída.

 FONTE: https://180graus.com/

 
    Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário