Rubens Júnior acusa o governo de prejudicar lavradores em Matões
Da Agência Assembleia
O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) afirmou, na manhã desta quarta-feira (14), que o governo do Estado está criando dificuldades para que lavradores do município de Matões consigam ter acesso ao Bolsa Estiagem e a diversos outros benefícios advindos, em sua maioria, do governo federal, para que possam se livrar dos prejuízos causados pela seca.
Rubens Júnior explicou que a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), é o órgão que, por dever de ofício, deve conceder a guia DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) para os agricultores.
Segundo o deputado, a Agerp de Timon simplesmente se recusa a fornecer as DAPs para os agricultores do município de Matões. Rubens Júnior lembrou que a DAP serve não apenas para o acesso ao Pronaf, mas também para os lavradores terem acesso ao Bolsa Estiagem e a outros benefícios advindos do Governo Federal.
Em seu discurso, Rubens Júnior fez um apelo para que a Agerp do município de Timon faça o quanto antes a liberação das DAPs, de modo a evitar que os trabalhadores rurais do município de Matões continuem sendo penalizados pela estiagem.
Rubens Júnior informou que Matões e outros 53 municípios já decretaram estado de emergência em função da grave seca que assola região. “O problema é que o nosso secretário adjunto de Agricultura foi até a Agerp em Timon para descobrir qual o problema, o porquê que os agricultores do município de Matões não conseguem o DAP e a justificativa, para susto nosso, foi de que se tratava de questões políticas. Ou seja, repito, a não liberação das DAPs aos agricultores no município de Matões está se dando por questões políticas”, frisou o deputado.
Em tom de indignação, Rubens Júnior observou que é um deputado que faz oposição e que a prefeita de Matões, Suely Pereira, é filiada a um partido de oposição à governadora Roseana Sarney. “Mas o que se deve lamentar é que quem está sendo prejudicado diretamente são os agricultores do município de Matões que não conseguem ter acesso às DAPs e com isso ficam privados das políticas do Governo Federal. O pior é que o responsável pela Agerp da regional de Timon disse que isso será feito por etapa. Mais grave ainda que, por questões políticas, o município de Matões está no final da fila. Quero deixar claro que nós não aceitaremos esse tipo de perseguição e retaliação. Nós não aceitaremos perseguições políticas que prejudiquem a população do nosso município”, ressaltou Rubens Júnior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário