BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA

BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA
BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA HÁ 8KM DA CIDADE DE PARNARAMA-MA

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Empresários desviam água dos canais e causam assoreamento da Lagoa do Portinho

Na manhã desta quinta-feira (08/01), o vereador da cidade de Parnaíba, Carlson Pessoa falou em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, sobre o problema da grande seca que assola a Lagoa do Portinho, grande ponto turístico do Estado do Piauí.
De acordo com ele, o fato se deu por uma soma de acontecimentos que hoje atingem o local. “Esse problema da Lagoa do Portinho não foi só agora, isso já vem acontecendo no período da estiagem, há quatro anos seguidos. As dunas avançaram e fechou um dos principais canais que era o abastecimento do rio Portinho. O outro problema é o represamento das águas do rio Márruas, que vem do outro lado, pela BR-402 no Ceará, naquela área temos várias denúncias de represamento de águas que abastece a Lagoa do Portinho em uso para benefício próprio. A soma de tudo isso, o fechamento das dunas e o represamento feito por pessoas causou todo esse problema”, afirmou ele.
Ainda segundo ele, a solução para essa problemática não é impossível. “A lagoa abastecida pelas marés altas pode ser resolvido pelo abastecimento da água. Basta ter um entendimento dos municípios de Parnaíba e Luís correia com o governo do Estado, juntamente com o tabuleiro litorâneo. A outra saída também é a desobstrução das duas, o que não é caro e não é coisa para um ano de trabalho. Duas semanas de intenso trabalho resolve o problema”, declarou o vereador.
“Não tem mais água em toda a extensão da lagoa, eu não entendo como é que não existe a atuação dos órgãos competentes em uma situação dessas. A Lagoa do Portinho é um patrimônio do Piauí, não é só de Parnaíba ou Luís Correia, a gente precisa abrir os olhos. Tem gente que chora de tristeza, se ajoelha e pede a Deus. E nós não podemos ficar impotentes sem poder fazer nada. Hoje eu estou entregando ao presidente da Câmara um requerimento solicitando uma audiência pública para falar sobre o caso, convocamos oexecutivo, o legislativo e até nossas representações no senado. Temos que saber o que podemos fazer”, finalizou.







Fotos: CostaNorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário