BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA

BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA
BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA HÁ 8KM DA CIDADE DE PARNARAMA-MA

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Parque das Nascentes do rio Parnaíba é ampliado
Águas límpidas corrrem pelas nascentes do rio Parnaíba, o maior rio original do Nordeste.Foto: Alcidefilho.




















A área protegida das Nascentes do rio Parnaíba está maior. A presidenta Dilma Rousseff (PT) sancionou no dia 12 de janeiro de 2015 a Lei 13.090. Publicada dia seguinte no Diário Oficial, o texto determina a ampliação geográfica dos limites do Parque Nacional das Nascentes do rio Parnaíba, o maior rio original do Nordeste. Isso quer dizer: a Natureza ganhou mais espaço. Isto é Incrível. O Parque Nacional das Nascentes, localizado na divisa dos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins, assim ganhou 20.035 hectares. Cresceu de 729.813 hectares hectares para 749.848. A Lei, já em vigor, é de autoria do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras e seu curso é divisa natural entre o Leste do Maranhão e o Oeste do Piauí. Após percorrer mais de 1.460 Km, o rio Parnaíba desemboca no Atlântico como o único Delta em mar aberto das Américas.
Águas límpidas correm pelas nascentes do rio Parnaíba, o maior rio original do Nordeste.
O rio Parnaíba espalha-se pelos sertões ao formar a segunda maior bacia hidrográfica do Nordeste. A primeira é a do “Velho Chico”, rio São Francisco. A iniciativa da ampliação objetiva garantir a preservação dos recursos naturais do parque e das centenas de nascentes. Uma delas, a mais alta, chamada de riacho Água Quente, é a que os geólogos consideram a que dá origem ao rio Parnaíba. A vegetação que predomina na região das nascentes é a do Bioma do Cerrado e brejos de buritizais.
Nascente do rio Parnaíba
A Nascente do rio Parnaíba está localizada na Chapada das Mangabeiras. Foto: Alcidefilho
Com a ampliação foram incorporadas áreas das nascentes do Rio Corrente (Bahia), da Serra do Lajeado (Tocantins) e da Área de Proteção Ambiental do Jalapão (Tocantins).
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Alcide Filho
FONTE: http://incrivel.meionorte.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário