BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA

BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA
BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA HÁ 8KM DA CIDADE DE PARNARAMA-MA

terça-feira, 6 de junho de 2017

Prefeitura de Parnarama destaca Dia Mundial do Meio Ambiente com mobilização pública em favor da conscientização


Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Parnarama, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta segunda-feira, 5, diversas ações, dentre as quais, caminhada, palestras, plantio e uma feira que expôs o tema ‘ecologia’ aos visitantes. As ações pela passagem da data, contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que já trabalha o tema com
os alunos.

O prefeito Raimundo Silveira, afirmou que a mobilização vivida pela população da cidade de Parnarama no dia em que se comemora o Meio Ambiente é uma chamada para a responsabilidade que cada um tem com a natureza. ‘É preciso que cada um de nós entenda sobre a necessidade que todos temos de um meio ambiente saudável, ao mesmo tempo, é necessário que, cada um de nós, tenha esse mesmo entendimento com relação as nossas responsabilidades. A prefeitura já trabalha nesse sentido, e esse trabalho é de todos nós, porque todos nós habitamos o mesmo planeta”, enfatizou o prefeito.

Jakson Feitosa, secretário de Meio Ambiente, disse que essa é uma data especial e muito importante, por reforçar o trabalho de conscientização ambiental. “Trabalhar a educação ambiental, promover ações no sentido de valorizar a natureza, especialmente entre as crianças e os jovens, é uma necessidade que temos hoje. Esse dia evidencia para todos que habitam esse planeta, e aqui em Parnarama, nós estamos também participando dessa ação mundial, sobre a grande importância dos nossos rios, das nossas matas e da necessidade de garantir o nosso futuro, e o das futuras gerações”.

O secretário acrescentou ainda que, “nesse mês de junho, estaremos realizando a estruturação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, levado em conta o prazo de dois anos de gestão e vigência, estamos buscando habilitação técnica junto ao Governo do Estado, e um dos pré-requisitos é estarmos com um conselho atuante”.

As ações tiveram início com uma caminhada pela avenida Imperatriz, uma das mais extensas da cidade, com paradas para o plantio de mudas, para que a mesma esteja, em um futuro bem próximo, totalmente arborizada. A caminhada contou com a presença de um número significativo de estudantes.

Ainda pela manhã aconteceram as palestras, “Mata dos Cocais – importância e preservação”, com Karuana Leite, bióloga, especialista em gestão e educação ambiental, a palestra aconteceu no Ginásio Poliesportivo Anísio Batista de Sousa. A segunda palestra aconteceu na Unidade Escolar Cloves Campelo Bonfim, com o tema, “Coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos”, e como palestrante, Guilherme Teixeira, também biólogo com especialidade em educação ambiental.

O Projeto ‘ParnarAMA e Preserva’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, levou o aprendizado para fora das salas de aula e apresentou uma feira temática com estandes ornamentados e expositores com informações sobre educação ambiental, descarte, preservação e tudo que envolve o meio ambiente. Para a coordenadora de Ciências, Janete Barros da Silva, cuidar da cidade é imprescindível, e Parnarama precisa se tornar uma cidade sustentável. “Uma das questões mais relevantes desse evento, foi chamar a atenção de toda a população sobre a necessidade que temos de valorizar um ambiente mais limpo e cuidado, e estarmos conscientes do nosso papel com a natureza. Precisamos deixar uma cidade digna de se morar para as futuras gerações”, alertou.

Entenda melhor

O Dia Mundial do Meio Ambiente, foi estabelecido em 5 de junho, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que aconteceu no ano de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, quando foi discutido o tema que mobiliza pessoas no mundo inteiro, preocupadas com o futuro do planeta Terra. 







FONTE: http://parnarama.ma.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário