A última pesquisa do instituto Exata realizada antes da eleição de 5 de outubro aponta o candidato da coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino, com 65% das intenções de voto válidos. O candidato da família Sarney, Edinho Lobão, tem 32% e o candidato Antonio Pedrosa (PSOL) apresenta 1% das intenções de votos válidos.
A pesquisa do instituto Exata foi encomendada pela TV Guará e pela Fiema (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão) e está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob protocolo número MA-00064/2014 e no TSE com o protocolo número BR-00986/2014.
A sondagem ouviu 1.500 eleitores em 50 municípios maranhenses entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro. Na votação nominal, 6% dos eleitores pretendem votar branco ou nulo e 6% estão indecisos.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
GOVERNADOR
O candidato Flávio Dino, do PCdoB continua na liderança. Na pesquisa espontânea marcou 47%, contra 23% de Lobão Filho, do PMDB. Zeluís Lago e Saulo Arcângeli marcaram 1% cada; Prof. Josivaldo e Pedrosa não pontuaram. 4% afirmaram não votar em ninguém e 24% não souberam responder.
Na pesquisa estimulada, onde a lista com todos os candidatos é mostrada, Flávio Dino marcou 57%, contra 28% de Lobão Filho. Prof. Josivaldo, Zeluis Lago e Pedrosa marcaram 1% cada e Saulo Arcângeli não pontuou. Nenhum, brancos e nulos marcaram 6% e não souberam ou não responderam também foram 6%.
Quando se faz a pergunta “Em quem o senhor não votaria de jeito nenhum”, o nome mais citado é o de Lobão Filho, com 43%. O índice de rejeição de Flávio Dino é 19%. Zeluis lago e Pedrosa ficam com 18%, Saulo Arcângeli com 15% e Prof. Josivaldo com 11%. 12% disseram que votariam em todos e 11% que não votariam em nenhum.
SENADOR
A disputa mais acirrada é pelo senado. Dois candidatos vêm disputando voto a voto a intenção dos eleitores. Tanto Roberto Rocha (PSB), quanto Gastão Vieira (PMDB) já estiveram à frente, agora estão rigorosamente empatados com 36% das intenções de voto cada um.
Marcos Silva, do PSTU mantém o terceiro lugar nas últimas pesquisas, com 4%. Haroldo Sobóia, que na primeira pesquisa apareceu com 10% vem caindo e hoje chega apenas a 3%. Evan de Andrade e Gersão não pontuaram. Os que votariam em Nenhum/branco /nulo somam 9% e os que não sabem ou não responderam são 12%.
PRESIDÊNCIA
A corrida ao cargo de Presidente da República no Maranhão dá larga vantagem à Dilma Rousseff, que está com 60% das intenções de votos. Marina Silva fica em segundo, com 23% e Aécio Neves com 10%. Pastor Everaldo marca 1% e Eduardo Jorge, Zé Maria, Rui Costa Pimenta, Eymael, Levy Fidelix, Luciana Genro e Mauro Iasi não pontuaram. Os eleitores que afirmam votar em Nenhum/branco/nulo somam 3%, assim como os que não sabem ou não responderam também são 3%.