BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA

BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA
BALNEÁRIO FIDALGO BEACH NO RIO PARNAÍBA HÁ 8KM DA CIDADE DE PARNARAMA-MA

terça-feira, 7 de maio de 2013



O Ibama liberou  a construção da hidrelétrica de Castelhano, no rio Parnaíba





O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) concedeu licença ambiental prévia, ontem 14 de Abril de 2013, para a construção da barragem Castelhano, no rio Parnaíba, obra de responsabilidade da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e que deverá ser concluída num prazo de três anos e meio. A licença também permite a construção de uma linha de transmissão de 13,8 quilômetros de extensão.
A usina de Castelhano será instalada no médio curso do rio Parnaíba a 7 quilômetros a montante do município de Parnarama, no Maranhão, e deverá provocar profundas mudanças nos municípios piauienses de Palmeirais e Amarante. De acordo com o estudo de impacto ambiental, 556 famílias terão que ser removidas nos dois estados para possibilitar a formação do lago.
A barragem terá um lago de 77 quilômetros quadrados e terá uma cota máxima de 87,80 metros. Em sua construção, a cargo da construtora Queiroz Galvão – vencedora da concorrência pública – serão oferecidos 720 empregos diretos.
O povoado Riacho dos Negros, o mais populoso de Palmeirais, será inundado e a PI 130, que liga o município a Teresina terá um novo traçado, aumentando o percurso em cerca de 40 quilômetros. Todas as famílias atingidas serão removidas e indenizadas.
O governo quer construir mais hidrelétricas no rio Parnaíba, entre elas as de Cachoeira, Estreito do Parnaíba e Ribeiro Gonçalves.




Nenhum comentário:

Postar um comentário